Pular para o conteúdo principal

Garrafa de Bolsa


Devido a diversas dúvidas e discussões sobre esse assunto fui atrás de outra matéria para colocar no blog.


Matéria da revista divino ano 01 edição 01
Convidamos três especialistas para uma conversa sobre o polêmico sistema de levar o próprio vinho ao restaurante.

Ainda pouco difundido no Brasil, o sistema criado e consagrado na Austrália, conhecido como "BYO" - sigla em inglês que responde por "bring you own" e pode ser traduzida como "traga sua própria garrafa" -, é visto por alguns restaurantes como um diferencial de arketing e por outros como uma possível perda de renda.

Conta a história que o sistema nasceu em Melbourne após a 2ª Guerra Mundial, quando imigrantes húngaros donos de restaurantes buscavam um modo de servir vinhos sem ter que pagar a cara licença que autorizava a venda de bebidas alcoólicas. Na época, a cerveja estava em alta e as autoridades australianas não viam com bons olhos os restaurantes de imigrantes do Leste europeu. Permitir que o cliente levasse sua própria garrafa de vinho foi a solução encontrada.
A cultura se espalhou e atualmente é uma prática comum também na Nova Zelândia e em diversos países europeus. Reunimos nossos colunistas Carlos Hakim e Manoel Beato e o convidade especial Joaquim de Almeida, vice-presidente da Associação Brasileira dos Bares e Restaurantes, para uma saudável discussão sobre o Byo no Brasil.

AINDA NÃO HÁ ESTATÍSTICAS QUE DEMOSTREM QUANTOS RESTAURANTES PERMITEM ESTE SISTEMA. VOCÊS ACREDITAM QUE O BYO É UMA TENDÊNCIA? ELE É UMA OPÇÃO POSITIVA?

Joaquim - Não concordo com este modelo e creio que são pouquíssimos os restaurantes que permitam isso. E ainda assim, devem aceitá-lo apenas em ocasiões especiais, a pedido do cliente.

Beato - Apóio o sistema inclusive gosto de levar meu vinho nos restaurantes que freqüento. Se bem organizada, pode ser ferramenta de fidelização de clientes. Há uma tendência crescente neste sentido e a vejo com bons olhos. Mas respeito as casas que possuem grandes cartas de vinho e por isso mesmo não aceitam essa prática.


Hakim - Acho um grande diferencial de marketing para a casa e chega a ser o fator que decide a minha ida ao restaurante. A tendência cresce com o aumento do interresse da população em apreciar bons vinhos.


EM RELAÇÃO À COBRANÇA, POR ROLHA É REALMENTE A MELHOR OPÇÃO?


Joaquim - Quando permitido, em ocasiões especias, deve-se cobrar a rolha para cobrir os custos do serviço do vinho e possíveis prejuízos, como quebras de taça, por exemplo.

O indicado é aplicar uma taxa que possa variar em torno de 20% do valor da garrafa.


Beato - É justo cobrar pela rolha. Leva-se em conta a estrutura existente para servir o vinho. Já o valor deve variar de acordo com o nível da casa. Os mais sofisticados podem cobrar mais, por oferecer melhores condições. No Fasano, a cobrança é de R$ 100,00 por rolha.


Hakim - Vejo positivamente a iniciativa dos que não cobram. É um forte diferencial. Porém, para os que optam pela taxação, é interessante cobrar por pessoa, pois o serviço será aplicado a quem for beber o vinho. O tetodeve atingir até R$ 30 por pessoa, não mais que isso.


O BYO DEVE EXISTIR APENAS EM RESTAURANTES CAROS E SOFISTICADOS?


Joaquim - Acredito que deva ser aplicado, em casos especiais, apenas nos restaurantes com preços para classe média e nos mais simples. Os sofisticados já possuem cartas de vinhos diversificadas.


Beato - Acho que deve ser democrático. É importante que este conceito se estenda a todos os tipos de restaurantes, desde os mais renomados até os mais simples


Hakim - A idéia é agradar que aprecia vinhos e ter um sistema universal. Vale lembrar que as pessoas, cada vez mais, compram vinho para beber em casa e o conceito de poder levá-lo até mesmo ao bar da esquina é fantástico.


VOCÊS ACREDITAM SER RECOMENDÁVEL CONSULTAR O RESTAURANTE ANTES DE LEVAR A GARRAFA?


Joaquim - É fundamental verificar se a casa irá oferecer esta condição especial. Um apreciador de vinhos tem a suas preferências e não acho indelicado perguntar.


Beato - Não vejo isso como uma necessidade. Mas é interessante estar atento para não levar um vinho que seja oferecido pela carta do restaurante.


Hakim - É elegante ligar na primeira vez. Depois de conhecer o sommelier, o ato passa a ser espontâneo.


O TRANSPORTE DA GARRAFA E A INTERFERÊNCIA NA TEMPERATURA DO VINHO SÃO PONTOS NEGATIVOS DO BYO?


Joaquim - Sem dúvida são. Hoje, diversos restaurantes possuem adegas climatizadas, capazes de servir o vinho em condições ideais, com a bebida em descanso.

Beato - Creio que se o transporte for feito com cuidado não há tantos prejuízos. O sommelier do restaurante também pode usar certas técnicas para climatizar a bebida no local.

Hakim - Transportá-lo numa sacola térmica é uma boa dica. Bons vinhos não são afetados durante o transporte, salvo verdadeiras preciosidades, que pedem uma atenção diferenciada.


E COMO HARMONIZAR A RELAÇÃO ENTRE O CLIENTE E O SOMMELIER?


Joaquim - A pessoa que leva seu vinho ao restaurante não é leiga, conhece pelo menos um pouco sobre o assunto. Neste caso, cabe ao sommelier ser atencioso e tecer comentários sobre a garrafa.

Beato - É importante que o profissional troque experiências com o cliente, sugira também um espumante para começar a refeição. Vale uma análise do vinho até mesmo para entender as preferências de cada comensal.

Sempre há um aprendizado.

Hakim - Acredito que o BYO aproxima as duas partes. Há uma troca de histórias e muitas vezes surgem boas amizades destas conversas.


Recomendações para um grande momento!
.
Simplificando o vinho!
-Vinho, alguns complicam
-outros apenas contemplam
-eu bebo!
-alguns o fazem
-outros o degustam
-há quem os pontue
-eu bebo!
-se usam taças de cristal
-se usam decanteres
-eu bebo!
-o importante antes de beber
- é brindar, um brinde!
- e depois, eu bebo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vinícola ou vitivinícola?

Na verdade os 2 termos tem significado diferente; Vinícola é o lugar onde se produz o vinho, que para ser uma vitivinícola tem que ter toda a sua produção de uvas própria, ou seja não comprar a matéria prima de terceiros. Isso traz um valor agregado muito grande ao vinho, já que sua produção fica limitada, diminuindo sua oferta, o cultivo das videiras aos olhos do dono tendem a dar um aspecto artesanal ao vinho, já que todo o processo é feito no mesmo local e as garrafas dificilmente serão encontradas espalhadas por ai em qualquer vendinha devido a produção ser em baixa escala.

Uvas: Miúdas fantásticas

Estas são as uvas viníferas mais conhecidas: Tintas Barbera: originária da Itália, muito cultivada na região do Piemonte. Aromas: frutas passificadas, cereja. Cabernet Franc: originária de Bordeaux, França, onde é usada no corte de vinhos tradicionais. É utilizada também na elaboração do vinho rosé Anjou, do vale do Loire. É ainda o principal componente dos famosos Château Cheval Blanc e Château L'Angélus, ambos da região de Sainte-Emilion. Aromas: herbáceos e vegetais, pimenta-verde, casca de batata. Cabernet Sauvignon: originária de Bordeaux, é considerada a rainha das tintas. Produz excelentes vinhos, geralmente encorpados, dotados de muita cor e bons taninos. Aromas: groselha preta, ameixa-preta e cassis, no vinho jovem; couro, caça, chocolate e azeitona, no vinho envelhecido; caixa de charuto, cedro e tabaco, em vinhos que passaram por carvalho. Carmenère: originária de Bodeaux, mas pouco cultivada na Europa hoje em dia. A Carmenère vem se destacando no Chile, devido à boa

Matéria Sobre a Adega Particular de Otávio Mesquita

Olá, estou passando para vocês uma matéria sobre a adega particular do apresentador Otávio Mesquita, gostando ou não de sua pessoa que gosta de vinho com certeza vai ficar admirado com a coleção do apresentador, além de sua adega ser bem moderna contém grandes rótulos segue a matéria retirada da revista Vinhos Magazine de 2007. A novíssima casa do apresentador Otávio Mesquita - que ele divide agora com a esposa Melissa Wilmann - foi concebida e decorada a partir das coisas de que ele mais gosta: automobilismo, sinuca e vinho. Na parede da grande sala de pé direito duplo, ele tem nada menos que um carro de Fórmula 1. De verdade! Foi utilizado pelo italiano Giancarlo Fisichella algumas temporadas atrás. No outro ambiente da mesma sala, que tem home theater e área para descanso, há uma imensa mesa de sinuca, com um jogo de tacos impecável. E é lá que fica também a porta para outro dos principais prazeres de Mesquita: a adega. "Cheguei a ter 80 garrafas de vinhos top, entre Petrus,