Pular para o conteúdo principal

Brasil, um país que se rende à Merlot


O assunto dominante hoje em nosso país é a diversidade de regiões. De fato, impressiona o número de novas regiões vinícolas que estão aparecendo no Brasil e melhor, com alguns vinhos muito interessantes. Antes concentrada na Serra Gaúcha, a produção de vinhos hoje se dá em diferentes locais, como Santa Catarina e Vale do São Francisco. No Rio Grande do Sul, além da Serra Gaúcha, bons vinhos estão sendo produzidos com uvas da Campanha e da Serra do Sudeste (Pinheiro Machado e Encruzilhada). Em Santa Catarina, os vinhos surpreendem pela diversidade, com bons exemplares de Sauvignon Blanc e Chardonnay (Villa Francioni), Pinot Noir (Quinta da Neve) e cortes bordaleses (Villagio Grando). No vale do São Francisco, preste atenção nos Syrah (puros ou em corte com a Cabernet Sauvignon), como os Rio Sol e na Petit Verdot (Château Ducos, em especial da safra 2007).


Na serra Gaúcha, reina absoluta a Merlot, sem dúvida a uva de maior potencial no Brasil. Experimente o Salton Desejo Merlot e Miolo Merlot Terroir e tire as suas conclusões. Outra vertente interessante na Serra é a representada pelos vinhos de corte (mescla de várias uvas), dos quais o Salton Talento é o melhor representante. De modo geral, os vinhos brasileiros são os melhores quando mais jovens, onde sua fruta se expressa de modo mais incisivo.

Os espumantes brasileiros têm sido muito elogiados, mas fique atento, pois existem variações importantes entre as diferentes tiragens. Um dos mais consistentes e de boa relação preço/qualidade é o Chandon Excellence. Alguns espumantes brasileiros tem preço mais elevado que alguns (bons) champanhes, o que absolutamente não se justifica.


Uruguai, a terra da Tannat

Nosso vizinho ao sul, o Uruguai tem sua produção centrada na uva Tannat, originada do sudoeste da França, mais especificamente de Madiran, de onde foi trazida pelo basco Pascoal Harriague. Vinhos difíceis e de caráter mais rústico, os Tannat são potentes e pedem a companhia de carnes suculentas e gordurosas. Os melhores exemplares são: Familia Deicas 1er Cru Garage Tannat, Pisano Axis Mundi Tannat, Bouza Tannat, Castillo-Viejo El Preciado e Carau Amat Tannat.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vinícola ou vitivinícola?

Na verdade os 2 termos tem significado diferente; Vinícola é o lugar onde se produz o vinho, que para ser uma vitivinícola tem que ter toda a sua produção de uvas própria, ou seja não comprar a matéria prima de terceiros. Isso traz um valor agregado muito grande ao vinho, já que sua produção fica limitada, diminuindo sua oferta, o cultivo das videiras aos olhos do dono tendem a dar um aspecto artesanal ao vinho, já que todo o processo é feito no mesmo local e as garrafas dificilmente serão encontradas espalhadas por ai em qualquer vendinha devido a produção ser em baixa escala.

TIPOS DE UVA

Cabernet Sauvignon Este é o tipo de uva preta mais conhecido no mundo. Além da Merlot , que em geral é misturada, é o tipo mais usado em Bordéus, e também no Novo Mundo. Estas uvas possuem taninos fortes que ajudam o vinho Cabernet Sauvignon a envelhecer (principalmente no carvalho), desde que se espere o tempo suficiente para o vinho amadurecer. Os melhores de seus vinhos são ricos em cor, aroma e intensos em sabor, e com o tempo desenvolvem um gosto prolongado de cassis. Chadornnay Indiscutivelmente, o tipo de uva verde mais popular, em parte por sua natureza simples e versatilidade quanto à produção do vinho. É o tipo usado para fazer o tradicional vinho branco de Borgonha , e também um dos três tipos usados para se fazer Champanhe . Vinhos feitos desta uva são secos, leves (sugerindo maçã), de corpo médio ou mesmo bem encorpados (amanteigados), dependendo de como são feitos. Chenin Blanc A alta acidez caracteriza esta uva, que precisa de muito sol para amadurecer completamen...

Água em vinho.

Melhor ou pior são opiniões, ocasiões e méritos não discutíveis em um único post. Então serei como em raras vezes politicamente correto, ambos tem sua vital importância e ponto. Ao assunto que venho a postar, uma historia tão antiga, termo de comparações de melhoras que usamos eventualmente para destacar surpreendentes mudanças que presenciamos durante a vida. Sejam elas de pessoas, casas, objetos e afins. "Você mudou da água para o vinho". Conhecemos a expressão como vinda da bíblia graças a nossa educação Judaico cristã. Embora tenha que admitir que várias expressões, lições de moral e fatos ocorridos quase como certos foram tirados da época vivida a sua escrita. Assim como também outra mitologia greco romana usava de suas historias heroicas com Deuses, para sempre mostrar uma visão moral sem aprofundar no tema religião, nos transpormos, por favor, a épocas passadas. Por que seria o vinho uma transformação positiva da água? Logo na transformação já vemos algum sentido no ve...