Pular para o conteúdo principal

Do porão para a sala (As novas Adegas)


O aumento do consumo de vinhos entre os brasileiros abre espaço para que as adegas ganhem destaque em casas e apartamentos


O prazer em degustar bons vinhos vem aumentando ano a ano no Brasil. O interesse por novos rótulos e safras especiais tem provocado uma crescente procura por projetos de adegas em casas e apartamentos. "As pessoas estão aprendendo que os vinhos precisam ser armazenados adequadamente. Nos últimos três anos os pedidos de adega aumentaram em média 40%", afirma o arquiteto Aquiles Nicolas Kílaris. É comum inclusive em apartamentos. Segundo ele, existem dicas básicas ao se construir uma adega. O ideal é que o ambiente tenha pé-direito de no máximo 2,30 metros e pouca luz. As paredes precisam ser equipadas com isolantes térmicos, para que a climatização seja correta, e é fundamental utilizar um bom sistema de climatização, que irá controlar tanto a temperatura como a umidade do ambiente. Quanto maior o espaço, mais difícil é manter a climatização. O ideal é que a parede principal de armazenamento das bebidas esteja voltada para a face sul, que não pega sol.


Outro ponto interessante é instalar um sistema de alarme que avise quando a porta foi deixada aberta, para não comprometer a temperatura da adega. Além disso, o ambiente não pode estar muito próximo à rua, para que não haja vibrações ou ruídos que possam comprometer a qualidade dos vinhos. Vale lembrar também que as garrafas devem ser armazenadas deitadas.


Adega Chique

Na atualidade, não há nada mais cool do que criar um local diferenciado, com uma adega climatizada onde se possa guardar vinhos e ainda reservar umespaço para receber os amigos para um bom papo e degustações. Este, inclusive, foi um dos desafios enfrentados pelo decorador Fernando Piva, que foi contratado por um casal com uma filha pequena, a fim de reformular totalmente o apartamento da família, transformando a sala em uma área social mais ampla e agradável, que serve tanto para beber vinho quanto como fumoir.


Portáteis

Para quem admira a arte de saborear bons rótulos e ainda preza por cuidar deles da maneira que merecem, mas não deseja um projeto mega elaborado, a empresa Tocave, que comercializa adegas climatizadas de diferentes tamanhos, pode ser uma excelente aposta, já que seus produtos contam com sistema de refrigeração e freeze, capaz de proteger melhor a bebida contra as oscilações de temperatura.


Você também precisa de vinhos para colocar em sua adega você pode fazer uma busca avançada para achar os seus tipos favoritos acesse o link (Clique aqui)


Uma adega discreta, mas ao mesmo tempo sofisticada. Foi o pedido que a arquiteta Myrna Porcaro escutou quando foi contratada por um casal com duas filhas adolescentes para projetar e decorar o novo apartamento da família. "Era desejo deles construir um ambiente para armazenar as garrafas com soluções simples. Desta maneira, fizemos a adega com madeira ipê, tabaco e vidro tonalizado e completamos com o piso de mármore branco e iluminação projetada de acordo com o espaço".
Especialistas
Acostumada a atender aos pedidos dos clientes mais antenados às novas tendências de arquitetura e decoração, a Art des Caves, empresa que há 10 anos atua no mercado brasileiro de adegas climatizadas, desenvolve projetos personalizados para residências, restaurantes, hotéis e lojas. Entre os projetos comerciais de maior destaque estão os desenvolvidos para os restaurantes Fasano, Fornaria São Paolo, Hotel Unique, churrascaria Fogo de Chão, Dinho's Place, Esplanada Grill, Terroir Importadora e mais uma série de grandes nomes. Dos projetos residenciais destacam-se um modelo desenvolvido em cedro com capacidade para 1.200 garrafas e outro de imbuia, com capacidade 550 garrafas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vinícola ou vitivinícola?

Na verdade os 2 termos tem significado diferente; Vinícola é o lugar onde se produz o vinho, que para ser uma vitivinícola tem que ter toda a sua produção de uvas própria, ou seja não comprar a matéria prima de terceiros. Isso traz um valor agregado muito grande ao vinho, já que sua produção fica limitada, diminuindo sua oferta, o cultivo das videiras aos olhos do dono tendem a dar um aspecto artesanal ao vinho, já que todo o processo é feito no mesmo local e as garrafas dificilmente serão encontradas espalhadas por ai em qualquer vendinha devido a produção ser em baixa escala.

Água em vinho.

Melhor ou pior são opiniões, ocasiões e méritos não discutíveis em um único post. Então serei como em raras vezes politicamente correto, ambos tem sua vital importância e ponto. Ao assunto que venho a postar, uma historia tão antiga, termo de comparações de melhoras que usamos eventualmente para destacar surpreendentes mudanças que presenciamos durante a vida. Sejam elas de pessoas, casas, objetos e afins. "Você mudou da água para o vinho". Conhecemos a expressão como vinda da bíblia graças a nossa educação Judaico cristã. Embora tenha que admitir que várias expressões, lições de moral e fatos ocorridos quase como certos foram tirados da época vivida a sua escrita. Assim como também outra mitologia greco romana usava de suas historias heroicas com Deuses, para sempre mostrar uma visão moral sem aprofundar no tema religião, nos transpormos, por favor, a épocas passadas. Por que seria o vinho uma transformação positiva da água? Logo na transformação já vemos algum sentido no ve

Matéria Sobre a Adega Particular de Otávio Mesquita

Olá, estou passando para vocês uma matéria sobre a adega particular do apresentador Otávio Mesquita, gostando ou não de sua pessoa que gosta de vinho com certeza vai ficar admirado com a coleção do apresentador, além de sua adega ser bem moderna contém grandes rótulos segue a matéria retirada da revista Vinhos Magazine de 2007. A novíssima casa do apresentador Otávio Mesquita - que ele divide agora com a esposa Melissa Wilmann - foi concebida e decorada a partir das coisas de que ele mais gosta: automobilismo, sinuca e vinho. Na parede da grande sala de pé direito duplo, ele tem nada menos que um carro de Fórmula 1. De verdade! Foi utilizado pelo italiano Giancarlo Fisichella algumas temporadas atrás. No outro ambiente da mesma sala, que tem home theater e área para descanso, há uma imensa mesa de sinuca, com um jogo de tacos impecável. E é lá que fica também a porta para outro dos principais prazeres de Mesquita: a adega. "Cheguei a ter 80 garrafas de vinhos top, entre Petrus,