Pular para o conteúdo principal

Do Brasil para o mundo


EXPORTAÇÕES ALCANÇAM MARCA HISTÓRICA E PAÍS CONTINUA FOCADO EM CONSOLIDAR-SE COMO UM IMPORTANTE PRODUTOR MUNDIAL DE VINHOS DE QUALIDADE.


Nem o dólar baixo segura nossos embarques. O ritmo de crescimento das exportações brasileiras é tal que o país aumentou seu faturamento em quase 530% entre 2003 e 2007. Segundo dados do Ibravin - Instituto Brasileiro do Vinho -, neste ano deveremos atingir o patamar recorde de US$ 6 milhões em vendas externas, o que representa um incremento de quase 50% em comparação com 2007. Boa parte desses resultados deve-se ao trabalho realizado pelo projeto Wines From Brazil, parceria entre o Ibavin e a Apex - Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimento. Criado em 2002, ele visa contribuir para que o produtor consiga viabilizar seus embarques, oferecendo assessoria em comércio exterior e capacitação profissional e projetando os vinhos do país em feiras internacionais.

Segundo projeções, as exportações dos produtores que fazem parte do Wines From Brazil deverá alcançar, até o final do ano, a histórica marca de US$ 5 milhões, mais que o dobro do obtido em 2007. A quantia representaria cerca de 80% do total exportado pelo país.

Já em litros, o volume deverá permanecer estável, pois o ganho vem ocorrendo com a ampliação da venda de vinhos finos, de maior valor agregado, que são enviados a 22 países. As 33 vinícolas participantes do projeto possuem vinhos finos em seu portifólio, já que essa é umas das condições para poder se associar a ele. "Para exportar, não é necessário ser uma grande empresa, basta investir em qualidade e acreditar que a iniciativa vá abrir excelentes oportunidades para sua marca", explica Andréa Milan, gerente de promoção do projeto.




Competitivos

A ViniBrasil, vinícola pernambucana que pertence ao grupo português Dão Sul, é uma das principais responsáveis pelo sucesso dos rótulos nacionais no exterior. Eles são responsáveis por cerca de 35% do total de vinhos exportados pelo país. "Nosso foco é conquistar visibilidade internacional e crescer em condições de agradar aos mais exigentes mercados", comenta João Santos, diretor da ViniBrasil.

Há décadas na estrada da exportação, a Cooperativa Vinícola Aurora obteve, nos primeiros oito meses de 2008, um crescimento de 85% nas vendas externas, em comparação com o mesmo período de 2007 e de 175% em relação a 2006. Já a Salton iniciou seu processo de internacionalização em 2003, investindo na promoção de bebidas de qualidade, com envio para oito países. Até o último mês de agosto, foram embarcados 35 mil litros de vinhos e espumantes finos, o que significa um crescimento de 90% sobre toda a exportação do ano de 2007. A meta é fazer com que as exportações representem 5% de seu faturamento até 2012.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vinícola ou vitivinícola?

Na verdade os 2 termos tem significado diferente; Vinícola é o lugar onde se produz o vinho, que para ser uma vitivinícola tem que ter toda a sua produção de uvas própria, ou seja não comprar a matéria prima de terceiros. Isso traz um valor agregado muito grande ao vinho, já que sua produção fica limitada, diminuindo sua oferta, o cultivo das videiras aos olhos do dono tendem a dar um aspecto artesanal ao vinho, já que todo o processo é feito no mesmo local e as garrafas dificilmente serão encontradas espalhadas por ai em qualquer vendinha devido a produção ser em baixa escala.

o Hábito do Vinho

Estávamos em uma roda de amigos apreciando um vinho e comendo alguns tipos de queijo, aqui no Brasil mesmo, São Paulo 22º, noite de uma sexta-feira comum; O grande assunto, porque não temos o hábito de tomar vinho no Brasil? A primeira coisa foi o clima a segunda o preço, eu discordei da primeira e conto a seguir o motivo. Roma 28º graus, horário de almoço as opções do cardápio da PROMOÇÃO de qualquer restaurante eram pasta e uma bebida, refrigerante, vinho ou água. Em Madrid as mesmas promoções em 3 pessoas te trazem logo uma garrafa de vinho. Obviamente não tenho a resposta para nosso hábito é necessário um estudo já que copiamos tantas coisas, mas talvez a grande questão seja o preço mesmo;

Água em vinho.

Melhor ou pior são opiniões, ocasiões e méritos não discutíveis em um único post. Então serei como em raras vezes politicamente correto, ambos tem sua vital importância e ponto. Ao assunto que venho a postar, uma historia tão antiga, termo de comparações de melhoras que usamos eventualmente para destacar surpreendentes mudanças que presenciamos durante a vida. Sejam elas de pessoas, casas, objetos e afins. "Você mudou da água para o vinho". Conhecemos a expressão como vinda da bíblia graças a nossa educação Judaico cristã. Embora tenha que admitir que várias expressões, lições de moral e fatos ocorridos quase como certos foram tirados da época vivida a sua escrita. Assim como também outra mitologia greco romana usava de suas historias heroicas com Deuses, para sempre mostrar uma visão moral sem aprofundar no tema religião, nos transpormos, por favor, a épocas passadas. Por que seria o vinho uma transformação positiva da água? Logo na transformação já vemos algum sentido no ve...