Duas matérias interessantes retiradas da revista Divino (Ano 1 edição nº3)
ADEUS ao MITO
Apesar de controverso, o enólogo Didier Dagueneau deixa órfão amantes do vinho, entre amigos e até desafetos
Ele era competitivo, polêmico e provocador, mas também um dos melhores do mundo em sua arte. Em setembro, a queda de um pequeno avião, na região de Cognac, interrompeu a carreira de sucesso do enólogo Didier Dagueneau, aos 52 anos. E levou embora o famoso produtor de Pouilly-Fumé e Sauvignon Blanc, que costumava cobrar preços além dos padrões da região do Vale do Loire, na França, e não poupava de suas críticas os produtores vizinhos.
Em obituário feito pelo jornal americano The New York Times, várias referências à sua imagem rebelde, cultivada ao longo dos anos. Uma delas dizia que, se seus vinhos causavam uma impressão indelével, sua personalidade duplicava isso. E ia além: "Com seu cabelo longo e desgrenhado, barba pesada e maneira franca, o Sr. Dagueneau poderia ser uma presença intimidante". A publicação enfatiza também seu modus operandi, contando que Didier cuidava de seus vinhedos com atenção meticulosa, quase radical, a cada detalhe . Ainda para o NYT, o perfeccionismo em sua vida levaram o enólogo a produzir vinhos que, à primeira prova, eram uma revelação. Nascido na França, em St. Andelain, em 1956, e membro de uma família cujo ramo de negócios eram os vinhos e uvas, Didier Daguenau gostava de trabalhar à moda de sua bisavó. Isso significava, em plena década de 1980 (época em que os tanques de aço e a química aceleravam a produção de uvas e vinhos), que Didier preferia manter seus vinhedos orgânicos e envelhecer as bebidas em barricas. Fazia do seu trabalho uma verdadeira arte, com atenção e dedicação extremas.
Recomendações Literarias que tem como assunto "O Vinho"
Um só Vinho
Évelyne Malnic e Odile Pontillo - Editora Larousse do Brasil
Quando se fala em harmonização, logo se pensa em um vinho para a entrada, em outro para o prato principal e em mais um rótulo, diferente dos anteriores, para a sobremesa. Em "Um Só Vinho", as autoras propõem exatamente o contrário. Para um casamento perfeito, aqui, o principal é apenas um vinho - todos os pratos devem estar em sintonia com suas nuances. A ousadia da simplificação radical é demonstrada com a sabedoria e o conhecimento de quem respeita os princípios básicos da harmonização. Elas usam da informalidade ajudando o leitora escolher cardápios e vinhos bem como consideram o paladar de cada um. A distinção é realizada entre tintos brancos e rosés, com sugestão de dois cardápios completos e uma receita de um prato principal. Informações sobre vinícola, guarda e degustação também são dadas, entre dicas de vinhos similares.
A proposta das autoras é ensinar o leitor a desfrutar da boa mesa degustando um bom vinho, em um clima amigável e informal, longe da regras duras que costumam permear as conversas quando o assunto é a bebida.
Escoffianas Brasileiras
Alex Atala com Carolina Chagas - Editora Larousse do Brasil
No livro, cujo título é a junção bem-humorada das Bachianas Brasileiras de Villa-Lobos com o nome do respeitado chef francês Auguste Escoffier, Alex Atala reafirma a sua cozinha nacionalista ao apontar a necessidade de reflexão e observação do meio onde se vive para fazer gastronomia. Pincela pratos com ingredientes nacionais, carregados de história e herança dos nossos ancestrais indígenas, cablocos e caipiras e difunde a nossa cultura por onde passa.
Com 520 páginas, o livro é dividido em três partes - Aprendizado, Sonho e Realidade -, que trazem a trajetória do chef reconhecido internacionalmente. Há histórias engraçadas, como a de sua primeira experiência profissional como cozinheiro aprendiz no exterior, a imersão em seu dia-a-dia de chef, dono de restaurante e muito mais. Obra referência para todos os envolvidos no mundo da gastronomia, sejam apreciadores ou profissionais, quebra regras ao priorizar receitas básicas em detrimento da sofisticação e construir reflexões a partir das vivências do chef, que elegeu seu país de infinitos sabores para desenvolver seu sonho na cozinha.
1001 vinhos para beber antes de morrer
Neil Becket e Hugh Johnson - Editora Sextante
1001 discos para ouvir, 1001 livros para ler, 1001 prédios para ver, 1001 jardins para visitar, 1001 campos de golfe para jogar e por aí segue a lista dos 1001 itens a se conhecer antes de morrer. Se haverá tempo suficiente para experimentar todas essas indicações, é o que o leitor quer saber. Mas a lista dos 1001 chegou ao universo dos vinhos e é um guia interessante e completo para iniciados e iniciantes. Os autores listaram rótulos de regiões do mundo todo, considerando vinhos envelhecidos e raros e também vinhos jovens, para serem apreciados ainda cedo (e mais acessíveis). Cada indicação possui uma ficha técnica com sensações da degustação, rótulo ilustrado, origem da vinícola com fotos e curiosidades, além de dicas da melhor época para ser consumido.
Beckett, editor da revista The World of Wine, e Johnson, o especialista em vinhos mais conhecido do mundo mostram a diversidade de aromas e sabores do vinho e o encanto de todo enófilo, além de referências de preços.
Sem Segredos
aprecie o vinho e tenha mais prazer
Matt Skinner - Editora Larrousse do Brasil
Além de parceiro, como sommelier, do badalado e jovem chef Jamie Oliver no restaurante Fifteen, em Londres, e editor da seção de vinhos do site de gastronomia Jamieoliver.com, Matt Skinner também é figura presente na BBC, no programa Saturday Kitchen. Na Austrália, comanda, na rádio 3RR, outro programa sobre vinhos e dá aulas para interessados no assunto. Tantas atividades ligadas ao universo de Baco só poderiam resultar em livro.
Nas 176 páginas de escrita informal e objetiva, o autor apresenta "24 faces do vinho":
as 24 etapas de sua produção, do vinhedo à taça, o pessoal envolvido, os tipos de uva e as variações tinto, branco e espumante). Uma leitura fácil e prazerosa para quem quer aprender a beber e apreciar uma das bebidas mais antigas e saborosas da história, de uma maneira divertida e descontraída.
Espero que tenham gostado, um brinde!
Salve, o vinho
a vida,
os momentos, acontecimentos
tão especiais
que brindamos com taças de vinho
e que estarão para sempre
em nossa memória.
Comentários