Além de ensinar os princípios básicos para apreciação dos vinhos, o personal winer ajuda a montar a adega, catalogar e tirar o melhor proveito de cada degustação.
O tratamento personalizado também faz parte do mundo dos vinhos. Agora, é possível contratar um personal winer, profissional que dá consultoria completa a quem quer virar entendedor. "Como em toda arte, você precisa de alguém que o pegue pela mão e o leve ao lugar certo. Precisa de um mentor que ensine a apreciar as qualidades e conhecer os defeitos dos vinhos", explica Maurice Bibas, personal winer e professor dos cursos de gastronomia do Senac, em São Paulo. Mas o trabalho desse profissional vai muito além de ensinar a degustar um excelente vinho. Primeiro, o consultor entrevista o interessado e as pessoas com quem vive, para conhecer seu estilo de vida, gostos e cultura". Tem gente que é de origem italiana, por exemplo. Então, é natural que queira conhecer bebidas da Itália. Mas não deixo de apresentar ótimos vinhos de outras regiões também. Hoje, o mundo todo produz vinhos". Indicação de compras também está entre os ensinamentos de Maurice. Outro profissional que dá treinamento personalizado é o sommelier Gianni Tartari, da Enoteca Fasano. "A consultoria consiste em catalogar as garrafas do cliente e todas as informações sobre elas, como pontuações e prêmios. No final do trabalho, posso entregar um book com a relação e as imagens dos vinhos", explica. Tartari também promove degustações. "Se o cliente quiser conhecer determinados tipos de vinhos, ofereço a degustação e explico sobre as uvas, safras, regiões." Mauricio Leme, sommelier da importadora World Wine, também presta o serviço dirigido, além de ministrar cursos, treinamentos e aulas na Universidade Anhembi Morumbi e nas Faculdades Senac.
Alguém quer brindar comigo?
tragam o vinho e as taças
qual a sua graça?
estou sempre pronto
encha minha taça
meu caro amigo
um brinde sem você
não teria graça,
te amo, vinho!
...........................................................................................................................................................................
Comentários