Uma boa notícia para aqueles que gostam, ou que torcem pelo Vinho Nacional, é que os fabricantes brasileiros estão investindo mais e mais em tecnologia e boas práticas.
Um bom exemplo disso é o encontro da cadeia produtiva, que visa atualizar as práticas de elaboração de vinhos e definir as atividades do setor da vitivinicultura para 2008, na 10ª reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Viticultura, Vinhos e Derivados, como é chamada, e que será no
De acordo com o levantamento da safra de uvas, realizado pelo Instituto Brasileiro de Vinho (Ibravin), em 2007, foram processados 570 milhões de quilos de uvas, resultando em 318 milhões de litros de vinho e 30 milhões de litros de suco de uva.
A área plantada abrangeu 35 mil hectares, envolvendo 15 mil agricultores familiares gaúchos.
O Brasil importou, no ano passado, em torno de 60 milhões de litros de vinho, principalmente do Chile, Argentina e Itália. Este dado é interessante e mostra, ao contrário do que muitos acreditam, que nossa produção é de fato muito maior que nossa importação, e que o consumidor em geral está de bem com o vinho nacional.
Já na exportação, o País alcançou 3,5 milhões de litros de vinhos. Entre os principais importadores estão o Paraguai, Estados Unidos e Japão.
Este artigo foi baseado em materia publicada no SafraNews, e mostra como os produtores locais estão buscando cada vez mais se organizar visando a qualidade de seus produtos.
Comentários