Postagens populares

Seguidores

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Brasil, um país que se rende à Merlot


O assunto dominante hoje em nosso país é a diversidade de regiões. De fato, impressiona o número de novas regiões vinícolas que estão aparecendo no Brasil e melhor, com alguns vinhos muito interessantes. Antes concentrada na Serra Gaúcha, a produção de vinhos hoje se dá em diferentes locais, como Santa Catarina e Vale do São Francisco. No Rio Grande do Sul, além da Serra Gaúcha, bons vinhos estão sendo produzidos com uvas da Campanha e da Serra do Sudeste (Pinheiro Machado e Encruzilhada). Em Santa Catarina, os vinhos surpreendem pela diversidade, com bons exemplares de Sauvignon Blanc e Chardonnay (Villa Francioni), Pinot Noir (Quinta da Neve) e cortes bordaleses (Villagio Grando). No vale do São Francisco, preste atenção nos Syrah (puros ou em corte com a Cabernet Sauvignon), como os Rio Sol e na Petit Verdot (Château Ducos, em especial da safra 2007).


Na serra Gaúcha, reina absoluta a Merlot, sem dúvida a uva de maior potencial no Brasil. Experimente o Salton Desejo Merlot e Miolo Merlot Terroir e tire as suas conclusões. Outra vertente interessante na Serra é a representada pelos vinhos de corte (mescla de várias uvas), dos quais o Salton Talento é o melhor representante. De modo geral, os vinhos brasileiros são os melhores quando mais jovens, onde sua fruta se expressa de modo mais incisivo.

Os espumantes brasileiros têm sido muito elogiados, mas fique atento, pois existem variações importantes entre as diferentes tiragens. Um dos mais consistentes e de boa relação preço/qualidade é o Chandon Excellence. Alguns espumantes brasileiros tem preço mais elevado que alguns (bons) champanhes, o que absolutamente não se justifica.


Uruguai, a terra da Tannat

Nosso vizinho ao sul, o Uruguai tem sua produção centrada na uva Tannat, originada do sudoeste da França, mais especificamente de Madiran, de onde foi trazida pelo basco Pascoal Harriague. Vinhos difíceis e de caráter mais rústico, os Tannat são potentes e pedem a companhia de carnes suculentas e gordurosas. Os melhores exemplares são: Familia Deicas 1er Cru Garage Tannat, Pisano Axis Mundi Tannat, Bouza Tannat, Castillo-Viejo El Preciado e Carau Amat Tannat.

Nenhum comentário: