Pular para o conteúdo principal

Confrarias...


Confrades do Vinho

Pessoal, ficaremos um breve período sem postar devido as férias dia 09-02-2009 voltaremos a postar, como a última postagem antes das férias colocamos para vocês está matéria da confraria.

Obrigado a todos espereo que gostem da matéria e boas férias para nós!



O grupo de sete membros fixos e outros ocasionais nasceu em abril de 2002 e, desde então, já se reuniu 113 vezes, contando a degustação dos Pauillac, realizada no Varanda Grill, somando nada menos do que 667 rótulos. E quem são os membros dessa privilegiada confraria? O fundador, Bruno Farina, é um executivo do mercado financeiro e de câmbio que dita o perfil dos demais confrades - jovens na casa dos 30/50 anos, muito bem sucedidos em suas atividades, que hoje se podem dar ao luxo de beber o que quiserem, regularmente, sempre na boa companhia de seus pares e com o prazer adicional de uma degustação às cegas. E mais: a Confraria do Farina tem cacife para ter como seu consultor técnico permanente um dos maiores connâisseurs do país - José Osvaldo do Amarante, diretor-técnico da Mistral, que, antes de cada reunião, analisa os vinhos que serão degustados para avaliar coerência e levantar a ficha de cada um. Além do confrade encarregado de fazer a compra dos produtos que serão degustados - os sete se revesam nessa tarefa - só Amarante sabe o que será bebido e pela ordem. Mas como são definidos os temas de cada rodada? Como explica o fundador, os critérios são coerência temática - vinhos de uma mesma região ou de uma mesma uva, por exemplo - e relação custo-benefício. O custo, na verdade, não está limitado por cima - já que o poder aquisitivo dos membros está à altura de algumas extravagâncias. Mas eles só pagariam alto por vinhos que realmente façam a diferença - como o Château Latife-Rotschild 2003 degustado no Varanda, comprado em Los Angeles por US$ 1.199, mais taxas. No Brasil, esse vinho custa pelo menos três vezes mais. No Brasil, esse vinho custa pelo menos três vezes mais. E eis aí outra vantagem dos confrades do Farina. Como viajam muito, vivem farejando oportunidades no exterior. Desta vez, o comprador da noite foi o próprio Bruno Farina, que trouxe os seis vinhos em sua bagagem de mão, carinhosamente. O custo da compra sai de um fundo, uma espécie de consórcio, para o qual os confrades contribuem todos os meses - sendo chamados a cobrir eventuais déficits, se a degustação ultrapassar o saldo. Mas, como já se mencionou, isso não é problema para eles. O importante é beber do bom e do melhor, com alegria, descontração e amizade.


Um colar de Jóias

A primeira das seis garrafas degustadas na noite é sempre uma espécie de aperitivo, um preparativo para o tema principal - nesse caso, um branco, o Château Carbonnieux Blanc 2004, produzido em Pessac-Léognan, uma das 10 propriedades classificadas como Grand Crus Clásses brancos de Graves, em Bordeaux. Mistura de Sauvignon Blanc, Sémillon e Muscadelle, obteve 90 pontos - cotação regular - do célebre Robert Parker. O branquinho francês passeia por narizes e bocas da confraria sem maior entusiasmo, mas o melhor ainda está por vir. Como lembra Amarante , a margem esquerda do Gironde é notória pela Cabernet Sauvignon - e essa é a uva predominante (75%) do segundo vinho, o Château Lynch-Bages 2003, maturado 15 meses em barricas de carvalho francês. "Fantástico, comecou no nível", comemora um dos confrades. "Apesar de ser um 2003, está macio e elegante." Amarante aproveita para lembrar aos confrades que a margem direita do rio é pródiga em Merlot e Cabernet Blanc, além da Saint-Émilion. Antes da primeira reunião degustativa da confraria, ele ministrou aos membros sete aulas teóricas, mas não perde a chance de refrescar os conhecimentos que transmitiu aos confrades, didaticamente. E as jóias de Bordeuax vão se sucedendo, como o Château Pontet-Canet 2003, 95 pontos de Parker, "notável complexidade de aroma", no dizer de um dos provadores. E no de outro: "Seda pura". Mas o vinho número 3 é um daqueles ícones de Bordeaux que, mesmo às cegas, já se apresentam com toda a sua notoriedade ao primeiro aroma e ao primeiro gole.


A Paixão pelo vinho, entre tantos efeitos colaterais positivos, forma grandes círculos da amizade. Confrarias de enófilos se multiplicam em São Paulo. A do Farina é uma das mais antigas fiéis e mais abonadas - os vinhos de suas degustações às cegas são sempre pequenas jóias da enologia mundial. Go Where participou de uma delas - que contou com superbordeaux da região da Pauillac, na margem esquerda do Rio Gironde, como os célebres Château Lafite Rothschild e Château Mouton-Rothschild.

Os confrades do Farina sabem viver...

Escolha os seus vinhos (clique aqui) e veja vários tipos de vinhos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vinícola ou vitivinícola?

Na verdade os 2 termos tem significado diferente; Vinícola é o lugar onde se produz o vinho, que para ser uma vitivinícola tem que ter toda a sua produção de uvas própria, ou seja não comprar a matéria prima de terceiros. Isso traz um valor agregado muito grande ao vinho, já que sua produção fica limitada, diminuindo sua oferta, o cultivo das videiras aos olhos do dono tendem a dar um aspecto artesanal ao vinho, já que todo o processo é feito no mesmo local e as garrafas dificilmente serão encontradas espalhadas por ai em qualquer vendinha devido a produção ser em baixa escala.

Uvas: Miúdas fantásticas

Estas são as uvas viníferas mais conhecidas: Tintas Barbera: originária da Itália, muito cultivada na região do Piemonte. Aromas: frutas passificadas, cereja. Cabernet Franc: originária de Bordeaux, França, onde é usada no corte de vinhos tradicionais. É utilizada também na elaboração do vinho rosé Anjou, do vale do Loire. É ainda o principal componente dos famosos Château Cheval Blanc e Château L'Angélus, ambos da região de Sainte-Emilion. Aromas: herbáceos e vegetais, pimenta-verde, casca de batata. Cabernet Sauvignon: originária de Bordeaux, é considerada a rainha das tintas. Produz excelentes vinhos, geralmente encorpados, dotados de muita cor e bons taninos. Aromas: groselha preta, ameixa-preta e cassis, no vinho jovem; couro, caça, chocolate e azeitona, no vinho envelhecido; caixa de charuto, cedro e tabaco, em vinhos que passaram por carvalho. Carmenère: originária de Bodeaux, mas pouco cultivada na Europa hoje em dia. A Carmenère vem se destacando no Chile, devido à boa

Matéria Sobre a Adega Particular de Otávio Mesquita

Olá, estou passando para vocês uma matéria sobre a adega particular do apresentador Otávio Mesquita, gostando ou não de sua pessoa que gosta de vinho com certeza vai ficar admirado com a coleção do apresentador, além de sua adega ser bem moderna contém grandes rótulos segue a matéria retirada da revista Vinhos Magazine de 2007. A novíssima casa do apresentador Otávio Mesquita - que ele divide agora com a esposa Melissa Wilmann - foi concebida e decorada a partir das coisas de que ele mais gosta: automobilismo, sinuca e vinho. Na parede da grande sala de pé direito duplo, ele tem nada menos que um carro de Fórmula 1. De verdade! Foi utilizado pelo italiano Giancarlo Fisichella algumas temporadas atrás. No outro ambiente da mesma sala, que tem home theater e área para descanso, há uma imensa mesa de sinuca, com um jogo de tacos impecável. E é lá que fica também a porta para outro dos principais prazeres de Mesquita: a adega. "Cheguei a ter 80 garrafas de vinhos top, entre Petrus,