Postagens populares

Seguidores

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Matéria Sobre a Adega Particular de Otávio Mesquita


Olá, estou passando para vocês uma matéria sobre a adega particular do apresentador Otávio Mesquita, gostando ou não de sua pessoa que gosta de vinho com certeza vai ficar admirado com a coleção do apresentador, além de sua adega ser bem moderna contém grandes rótulos segue a matéria retirada da revista Vinhos Magazine de 2007.


A novíssima casa do apresentador Otávio Mesquita - que ele divide agora com a esposa Melissa Wilmann - foi concebida e decorada a partir das coisas de que ele mais gosta: automobilismo, sinuca e vinho. Na parede da grande sala de pé direito duplo, ele tem nada menos que um carro de Fórmula 1. De verdade! Foi utilizado pelo italiano Giancarlo Fisichella algumas temporadas atrás. No outro ambiente da mesma sala, que tem home theater e área para descanso, há uma imensa mesa de sinuca, com um jogo de tacos impecável. E é lá que fica também a porta para outro dos principais prazeres de Mesquita: a adega. "Cheguei a ter 80 garrafas de vinhos top, entre Petrus, Chateau Mouton de Rothschild, Romanée-Conti, e tantos outros. Bebi quase todos. Hoje tenho cerca de 10 garrafas destes poderosos", conta Otávio.

Tantos bons vinhos ele adquiriu há muitos anos, quando fez uma parceria com Elídio Lopes, da Terroir, numa época em que o vinho não tinha a divulgação que tem hoje. Dessa parceria, Otávio tirou proveito adquirindo esses vinhos top em sistema de permuta. Ou seja, ficou mal acostumado, afinal, não é todos os dias em que se abre uma garrafa de Romanée-Conti ou de um Petrus Pomerol. "Guardo todos os rótulos dos grandes vinhos que já bebi até hoje. E olha que realmente são muitos. A lista tem, como já mencionei, de Romanée-Conti a Petrus, passando por Château Pavie, Château Figeac, Château Montrose, entre outros. Hoje me dou ao luxo de beber pelo menos uma garrafa dessas top por mês."


Adega Modernosa

Assim como toda a casa dele, a adega de Otávio Mesquita é toda moderna. Tem controle automático e eletrônico de temperatura, espaço adequado para armazenar cerca de 500 garrafas e, mesmo após ele ter bebido tantos vinhos top, ainda tem uma bela seleção de produtos da Borgonha, Toscana, Piemonte e rótulos de interessante custo benefício da Argentina e Chile. " Aprecio a maioria dos franceses, principalmente os de sobremesa de Bordeaux. Mas gosto também dos chilenos Catena Zapata. O importante é saber apreciar. O vinho aproxima as pessoas. Dependendo da timidez, o vinho ajuda a descontrair o ambiente", diz Otávio, que não acostuma beber vinhos todos os dias. "Na verdade, sempre fui um bom bebedor de chope e o vinho está sempre inserido nos jantares e em momentos especiais. "A adega do apresentador tem hoje cerca de 300 rótulos e ele nunca deixa de repor. "Pesquiso, peço ajuda aos amigos. Inclusive, o Manoel Beato, do Fasano, já me ajudou muito sobre este universo do vinho. Hoje sou apreciador e sei distinguir o bom do ruim".


Seleção

Mesmo já tendo tomado grandes vinhos de sua adega, o apresentador Otávio Mesquita ainda conta com grandes rótulos. São Eles:


Chateau Ausone - 1989

Castillo Yagay Gran Reserva Especial - 1959

Petrus Pomerol - 1976

Chateau Gruaud Larose - 1982

Chateua Belair - 1930

Chateua latour - 1979


Raridade: Otávio guarda com carinho em sua adega uma garrafa de Massandra White Muscat, 1929, que ganhou do colecionador Gilberto Mianda.

2 comentários:

Anônimo disse...

"Na verdade, sempre fui um bom bebedor de chope e o vinho está sempre inserido nos jantares e em momentos especiais."

a impressão que tenho é que ele bebe vinho somente por questões sociais não?

Chiquinho Badaró disse...

Muito fraquinha essa matéria.Ele tem uma casa novinha e uma adega moderna pra 500 garrafas....Estranho.Qualquer adega da art des caves cabe isso.
Parece barra forçada.E a "parceria", com o Lopes, quer dizer permuta.Ele anunciava a Terroir e ganhava vinho como pagamento.Lamentável