Pular para o conteúdo principal

Matéria - Sobre Ronnie Von Enófilo



Matéria interessantíssima tirada de uma revista de vinhos sobre Ronnie Von e seu amor pelos vinhos, o cara tem uma história no mínimo diferente dos demais.


Ronaldo Linderberg Von Schilgem Cintra Nogueira é um dos enófilos mais requintados do País. Não está ligando o nome à figura? Nunca o viu em degustações top? Nunca bebeu um Petrus na casa dele? Pois na época em que Ronaldo se transformou em Ronnie Von, o príncipe da Jovem Guarda, ele já tinha tomado todos os grandes vinhos do mundo e um pouco mais, enquanto seus colegas de música e de geração bebiam Cuba Libre, Hi-Fi e vinho ordinário com groselha. Membro de uma árvore genealógica ilustre, que mescla fundadores do Rio com imigrantes alemães, ele iniciou essa jornada na alta enofilia tão precocemente por uma circunstância genética - havia em sua vida alguém capaz de conduzi-lo, a tempo, pelos melhores vinhedos da vida. Seu pai, o ministro plenipotenciário do Itamaraty José Maria Nogueira, embora abstêmio, trazia na mala diplomática, quando retornava ao Brasil, os melhores rótulos da Paris dos anos 60, em que ainda abundavam Château Margaux, Petrus, Lafites e MoutonRotschild - ícones que, a partir dos anos 90, com o surgimento de novas fortunas, sobretudo no mundo árabe, passaram a ser disputados a tapa e a petrodólares e se tornaram mercadoria escassa e ultra-seleta. "Fui muito mal acostumado, desde cedo, aos melhores vinhos do mundo, como todo o domínio Romanée-Conti". Por isso, mais tarde, ele precisaria se empenhar numa verdadeira reeducação para baixo, do nariz e da boca. Um downgrade do paladar. "Tive de fazer um reaprendizado, tudo parecia ruim". Se não fizesse isso, seria um elitista absoluto, um lorde dos vinhos, o que o alijaria de 95% da produção mundial. Fez oito cursos de sommelier e ficou mais eclético. Hoje, também gosta, por exemplo, dos agrgentinos, "o melhor MALBEC do mundo", adora os espumantes nacionais da Salton e reconhece que a França também produz muita porcaria. Aliás, está entre aqueles para que um vinho não deve - embora possa - custar mais de 100 dólares. Sua paixão enofílica não alcança apenas o olfato e o paladar, mas o intelecto. O gosto pelos vinhos propicia uma viagem à história, à geografia, à química, à aventura.

Ao tomar a França, os alemães destruíram quase tudo, inclusive as grandes enotecas. Mas os donos do célebre restaurante Tour D' Argent conseguiram emparedar seus melhores rótulos, livrando-os da sanha nazista. Anos depois, a adega oculta foi redescoberta. "

"Não sosseguei enquanto não fui lá" Estudioso de tudo o que cerca a arte vinífera, ele é dos poucos brasileiros que bebem tudo o que deseja beber. Pois sua adega caseira, em termos de rótulos, rivaliza com a dos mais sofisticados restaurantes da cidade. Com a vantagem de que, para os amigos é tudo de graça.


RESERVA ESPECIAL (clique ao lado e conheca os rótulos e alguns valores)

Ronnie confessa que sua adega tem mais conteúdo do que forma. Instalada no subsolo da casa, não tem o refinamento decorativo das adegas-design, hoje expostas nas salas das grandes residências. Alguns exemplares já prontos para beber ficam numa pequena adega na copa, aptos ao consumo diário. Mas alguns dos melhores vinhos, entre os 4 500rótulos da adega de Ronnie ainda estão em suas caixas originais, conservados segundo normas rígidas - mas sem glamour. Tudo está devidamente registrado em seu computador data da compra e número em estoque.


Matéria retirada da revista vinhos de 2007

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vinícola ou vitivinícola?

Na verdade os 2 termos tem significado diferente; Vinícola é o lugar onde se produz o vinho, que para ser uma vitivinícola tem que ter toda a sua produção de uvas própria, ou seja não comprar a matéria prima de terceiros. Isso traz um valor agregado muito grande ao vinho, já que sua produção fica limitada, diminuindo sua oferta, o cultivo das videiras aos olhos do dono tendem a dar um aspecto artesanal ao vinho, já que todo o processo é feito no mesmo local e as garrafas dificilmente serão encontradas espalhadas por ai em qualquer vendinha devido a produção ser em baixa escala.

Uvas: Miúdas fantásticas

Estas são as uvas viníferas mais conhecidas: Tintas Barbera: originária da Itália, muito cultivada na região do Piemonte. Aromas: frutas passificadas, cereja. Cabernet Franc: originária de Bordeaux, França, onde é usada no corte de vinhos tradicionais. É utilizada também na elaboração do vinho rosé Anjou, do vale do Loire. É ainda o principal componente dos famosos Château Cheval Blanc e Château L'Angélus, ambos da região de Sainte-Emilion. Aromas: herbáceos e vegetais, pimenta-verde, casca de batata. Cabernet Sauvignon: originária de Bordeaux, é considerada a rainha das tintas. Produz excelentes vinhos, geralmente encorpados, dotados de muita cor e bons taninos. Aromas: groselha preta, ameixa-preta e cassis, no vinho jovem; couro, caça, chocolate e azeitona, no vinho envelhecido; caixa de charuto, cedro e tabaco, em vinhos que passaram por carvalho. Carmenère: originária de Bodeaux, mas pouco cultivada na Europa hoje em dia. A Carmenère vem se destacando no Chile, devido à boa

Matéria Sobre a Adega Particular de Otávio Mesquita

Olá, estou passando para vocês uma matéria sobre a adega particular do apresentador Otávio Mesquita, gostando ou não de sua pessoa que gosta de vinho com certeza vai ficar admirado com a coleção do apresentador, além de sua adega ser bem moderna contém grandes rótulos segue a matéria retirada da revista Vinhos Magazine de 2007. A novíssima casa do apresentador Otávio Mesquita - que ele divide agora com a esposa Melissa Wilmann - foi concebida e decorada a partir das coisas de que ele mais gosta: automobilismo, sinuca e vinho. Na parede da grande sala de pé direito duplo, ele tem nada menos que um carro de Fórmula 1. De verdade! Foi utilizado pelo italiano Giancarlo Fisichella algumas temporadas atrás. No outro ambiente da mesma sala, que tem home theater e área para descanso, há uma imensa mesa de sinuca, com um jogo de tacos impecável. E é lá que fica também a porta para outro dos principais prazeres de Mesquita: a adega. "Cheguei a ter 80 garrafas de vinhos top, entre Petrus,