Pular para o conteúdo principal

A arte da descoberta

Milhares de rótulos, produtores, uvas, safras... são tantas as informações que a simples idéia de montar uma adega pode assustar. Mas não se deixe intimidar! Além de aprender muito, você verá que esta pode ser uma prazerosa experiência.

Há poucos anos, era comum a idéia de que boas adegas estavam ao alcance apenas de grandes entendedores ou pessoas decididas a investir um bom dinheiro em um espaço especial da casa. Hoje, ter uma adega interessante e coerente não só é viável como também representa uma boa oportunidade para mergulhar no encantador mundo dos vinhos. "Ao montar uma adega, você faz uma verdadeira viagem - tanto de autoconhecimento, observando e respeitando seus gostos pessoais quanto de descoberta das infinitas opções existentes no mercado", diz Everson Luiz, sommelier da importadora Mr. Man. "Quanto mais profundo for o conhecimento de si mesmo, melhores serão as suas escolhas" Há quem diga também que o prazer de compor a própria cave é quase tão intenso quanto o de degustar seus vinhos. Por isso, selecionamos algumas dicas que vão ajudá-lo nesta divertida viagem de descobrimento.


1) Gaste todo o tempo que for preciso para achar o local ideal para sua adega

O mais importante é que esteja protegido dos raios solares, da umidade de vibrações contínuas. A temperatura e a forma de armazenamento são essenciais para preservar a qualidade da bebida. Hoje, com as adegas climatizadas, isso ficou mais fácil. O ideal é manter uma temperatura entre 15º e 17º C, conforme o vinho e a recomendação do produtor. A garrafa deve ser sempre guardada na posição horizontal para manter a rolha em contato com o líquido, evitando seu ressecamento e, consequentemente, a entrada de ar na garrafa, o que é fatal para o vinho.


2) Busque referências em revistas, livros, confrarias e com amigos

Discutir sobre o assunto é fundamental para aprofundar os conhecimentos. Mas lembre-se: a sua opinião é a que vale. Afinal, uma cave personalizada deve refletir as preferências de seu dono. Inicialmente, pode ser difícil identificá-las, por isso tome como base algum vinho de que tenha gostado, procure saber suas características e compre algumas garrafas similares. Não se deixe influenciar por preço ou fama.


2.1) Pergunte-se por que você vai comprar o vinho

Uma ocasião especial? Para acompanhar um prato sofisticado? Simplesmente degustá-lo? Com essas perguntas em mente, você tende a definir melhor suas compras e sempre terá em casa vinhos para diversas situações.


3) Tente equilibrar sua adega com:

Vinhos para serem consumidos rapidamente, como brancos secos com baixo teor alcoólico, tintos como nouveau e champanhes e espumantes sem safra mencionada;

Vinhos para serem guardados por um período de 1 a 2 anos, isto é, brancos e tintos que evoluem na garrafa, como alguns Pinot Noir, Sangiovese e Boudeaux brancos;

Vinhos para serem guardados de 2 a 5 anos, como Chiantis clássicos, Rhône, Alsace e tintos da Borgonha.

Vinhos para longa guarda, como espanhóis Reserva e Gran Reserva, safras especiais,supertoscanos.


4) Tenha opções variadas de uvas, que podem acompanhar diferentes pratos, eventos e até mesmo seu humor

A Chardonnay, por exemplo, faz vinhos brancos mais frutados e com moderada acidez; já a Pinot Noir faz vinhos com aromas delicados, lembrando frutas vermelhas, flores e especiarias, com boa acidez e tanicidade moderada.


5) Escolhida a uva, aventure-se entre os diversos produtores e regiões

Neste momento, descubra quais países produzem a melhor uva e busque mais informações sobre a composição do vinho, o produtor e a região etc. Muitos acreditam que, no início, é bom voltar as atenções a exemplares do novo mundo, principalmente da Argentina e do Chile, devido à grande oferta no mercado e ao fato de eles se harmonizarem perfeitamente com o paladar dos brasileiros. "Geralmente esses países produzem vinhos mais diretos e macios, prontos para beber, que possuem uma ótima relação custo-benefício", revela Nelson Luiz Pereira, diretor de degustação da Associação Brasileira de Sommeliers, que sugere uvas como a Cabernet Sauvignon e a Carmenère do Chile, bem como a Malbec da Argentina. Os clássicos, porém, devem sempre estar presentes, como aqueles de regiões tradicionais de Portugal (Douro, Porto, Alentejo, Dão, Setúbal e Madeira), França (Champagne, Bordeaux e Bourgogne), Itália (Piemonte, Veneto e Toscana) e Espanha (Rioja, Ribera del Duero e Jerez).


6)Durante o ritual da compra observar as safras é muito importante

Para ajudar, procure uma importadora ou loja com boa variedade, onde é possível encontrar a tabela de cotação das melhores safras. Caso queira pesquisar antes, na internet há bons sites para buscar informações. (Clique aqui e conheca uma busca avançada de vinhos)


7)Faça um minidiário sobre suas impressões a cada degustação

Se você provar o mesmo vinho em duas ocasiões diferentes, com certeza terá sensações diferentes. Além disso, existem vários softwares que facilitam o controle de sua adega, permitindo a catalogação de cada garrafa, sua história, comentários de especialistas e, é claro, suas impressões pessoais.


Na hora da compra



  • De preferência, compre suas garrafas em locais com boa variedade e rotatividade, como importadoras, lojas especializadas, grandes redes de supermercado ou os próprios produtores.

  • Tenha em mente que garrafas pequenas (375 ml) tendem a acelerar o envelhecimento.

  • Certifique-se de que o nível do líquido na garrafa esteja perfeito. Evaporação e vazamento indicam defeito na rolha.

  • Tenha cuidado com vinhos de safras antigas, principalmente os brancos. A evolução dos vinhos brancos secos, de maneira geral, é mais rápida do que a dos tintos. Por isso, devem ser consumidos num prazo mais curto. Existem algumas excessões, como os grandes brancos da Borgonha, por exemplo.

  • Pressione a rolha e veja se não está afundando. Se estiver, o vinho pode apresentar sérios problemas, pois significa que a rolha perdeu sua função de protegê-lo de uma eventual oxidação. Algumas causas disso são o mau arrolhamento, o armazenamento de garrafas em pé, temperatura muito acima dos padrões de conservação e a manipulação inadequada.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vinícola ou vitivinícola?

Na verdade os 2 termos tem significado diferente; Vinícola é o lugar onde se produz o vinho, que para ser uma vitivinícola tem que ter toda a sua produção de uvas própria, ou seja não comprar a matéria prima de terceiros. Isso traz um valor agregado muito grande ao vinho, já que sua produção fica limitada, diminuindo sua oferta, o cultivo das videiras aos olhos do dono tendem a dar um aspecto artesanal ao vinho, já que todo o processo é feito no mesmo local e as garrafas dificilmente serão encontradas espalhadas por ai em qualquer vendinha devido a produção ser em baixa escala.

Uvas: Miúdas fantásticas

Estas são as uvas viníferas mais conhecidas: Tintas Barbera: originária da Itália, muito cultivada na região do Piemonte. Aromas: frutas passificadas, cereja. Cabernet Franc: originária de Bordeaux, França, onde é usada no corte de vinhos tradicionais. É utilizada também na elaboração do vinho rosé Anjou, do vale do Loire. É ainda o principal componente dos famosos Château Cheval Blanc e Château L'Angélus, ambos da região de Sainte-Emilion. Aromas: herbáceos e vegetais, pimenta-verde, casca de batata. Cabernet Sauvignon: originária de Bordeaux, é considerada a rainha das tintas. Produz excelentes vinhos, geralmente encorpados, dotados de muita cor e bons taninos. Aromas: groselha preta, ameixa-preta e cassis, no vinho jovem; couro, caça, chocolate e azeitona, no vinho envelhecido; caixa de charuto, cedro e tabaco, em vinhos que passaram por carvalho. Carmenère: originária de Bodeaux, mas pouco cultivada na Europa hoje em dia. A Carmenère vem se destacando no Chile, devido à boa

Matéria Sobre a Adega Particular de Otávio Mesquita

Olá, estou passando para vocês uma matéria sobre a adega particular do apresentador Otávio Mesquita, gostando ou não de sua pessoa que gosta de vinho com certeza vai ficar admirado com a coleção do apresentador, além de sua adega ser bem moderna contém grandes rótulos segue a matéria retirada da revista Vinhos Magazine de 2007. A novíssima casa do apresentador Otávio Mesquita - que ele divide agora com a esposa Melissa Wilmann - foi concebida e decorada a partir das coisas de que ele mais gosta: automobilismo, sinuca e vinho. Na parede da grande sala de pé direito duplo, ele tem nada menos que um carro de Fórmula 1. De verdade! Foi utilizado pelo italiano Giancarlo Fisichella algumas temporadas atrás. No outro ambiente da mesma sala, que tem home theater e área para descanso, há uma imensa mesa de sinuca, com um jogo de tacos impecável. E é lá que fica também a porta para outro dos principais prazeres de Mesquita: a adega. "Cheguei a ter 80 garrafas de vinhos top, entre Petrus,