Pular para o conteúdo principal

Espumantes


BORBULHAS OS ESTILOS ESCONDIDOS EM PALAVRAS MISTERIOSAS


Champagne, Prosecco, espumante, brut, doce, suave, demi-sec... Essas palavras, que a princípio parecem ser apenas nomes, escodem - ou revelam - valores e sabores importantes. Geralmente esses termos estão relacionados à região de produção, ao tipo de uva ou ao grau de açúcar da bebida. Mas que informações úteis essas nomenclaturas nos trazem?

Tomemos o exemplo de Champagne: o nome da bebida é o da região demarcada. Isso quer dizer que, para tê-lo no rótulo, todas as uvas usadas na produção do célebre espumantes devem ser originárias dali. Mas não é só isso: as uvas em questão só podem ser das três variedades autorizadas: Pinot Noir, Chardonnay e Pinot Meunier. E mais: o vinho deve ser produzido pelo complexo método Champenoise aquele cuja espuma vem da segunda fermentação na própria garrafa. Todos esses fatores imprimem ao vinho as características típicas de Champagne, como os aromas minerais - que vêm do solo específico da região - e os de pão tostado e brioche, que surgem do contato com as leveduras. Os espumantes brasileiros, quando são produzidos pelo método de Champagne, como não podem usar essa denominação, costumam levar no rótulo as expressões "método tradicional" ou "clássico".

Se lemos Prosecco no rótulo, o primeiro fator a se considerar é que esse termo é o nome da uva, originária do Vêneto, na Itália. E o método de produção normalmente utilizado para a sua produção - conhecido como Charmat - é o da segunda fermentação em grandes tanques e não na própria garrafa. Os grandes Proseccos têm tons verde-claros e aromas de frutas muito frescas e flores brancas, que são privilegiados pelo método Charmat. Esqueçam o conceito de espumante barato "de evento". O Prosecco é um vinho respeitável quando vindo das mãos de produtores sérios. O problema é que muitos vinhos de pouca qualidade foram produzidos com essa uva e seu nome estava, é claro, impresso nos rótulos.

O termo Cava indica um espumante produzido tmbém pelo método Chmpenoise, mas na Espanha - a palavra "cava", em espanhol, significa adega subterrânea. O coração da produção desse espumante é a Catalunha, de onde vêm 85% da produção, mas hoje são 160 as localidades produtoras, espalhadas por todo o país. A utilização das uvas locais Macabeo, Parellada e Xarel-lo e o clima mais quente conferem ao Cava sabor e aromas particulares. É claro que o resultado final depende, mais uma vez, de cada produtor, mas o estilo é geralmente menos fresco, menos ácido, mais maduro e leve. E é essencial que seja tomado muito jovem. A tendência para o futuro é a busca de variedades tintas - Monastrell, Garnacha, Teprat - para adicionar mais corpo, volume e capacidade de envelhecimento.


Mais palavrinhas mágicas


Para entender outras palavras comumente encontradas em rótulos, seguem algumas dicas que valem para espumantes de todas as regiões:


Brut Nature: até seis gramas de açúcar por litro, ou seja, muito pouco. São os mais secos.

Brut: até 15 gramas de açúcar por litro. É seco, mas tem um certo volume, uma textura maior, dada pela presença do açúcar.

Extra-dry: de 12g a 20g de açúcar por litro. Sentimos um pouco do açúcar, mas essa quantidade não é suficiente para chamá-lo de doce.

Sec: por mais que engane, a palavra indica um vinho já com um teor de 17g a 35g de açúcar, ou seja, uma do´çura bem perceptível.

Demi-sec: chega a ter 55 g de açúcar por litro e é um espumante doce. Acima disso, os "Doux"(ou doces) já são praticamente considerados vinhos de sobremesa.

Com essas ferramentas, você pode escolher aquele que gosta mais.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vinícola ou vitivinícola?

Na verdade os 2 termos tem significado diferente; Vinícola é o lugar onde se produz o vinho, que para ser uma vitivinícola tem que ter toda a sua produção de uvas própria, ou seja não comprar a matéria prima de terceiros. Isso traz um valor agregado muito grande ao vinho, já que sua produção fica limitada, diminuindo sua oferta, o cultivo das videiras aos olhos do dono tendem a dar um aspecto artesanal ao vinho, já que todo o processo é feito no mesmo local e as garrafas dificilmente serão encontradas espalhadas por ai em qualquer vendinha devido a produção ser em baixa escala.

Uvas: Miúdas fantásticas

Estas são as uvas viníferas mais conhecidas: Tintas Barbera: originária da Itália, muito cultivada na região do Piemonte. Aromas: frutas passificadas, cereja. Cabernet Franc: originária de Bordeaux, França, onde é usada no corte de vinhos tradicionais. É utilizada também na elaboração do vinho rosé Anjou, do vale do Loire. É ainda o principal componente dos famosos Château Cheval Blanc e Château L'Angélus, ambos da região de Sainte-Emilion. Aromas: herbáceos e vegetais, pimenta-verde, casca de batata. Cabernet Sauvignon: originária de Bordeaux, é considerada a rainha das tintas. Produz excelentes vinhos, geralmente encorpados, dotados de muita cor e bons taninos. Aromas: groselha preta, ameixa-preta e cassis, no vinho jovem; couro, caça, chocolate e azeitona, no vinho envelhecido; caixa de charuto, cedro e tabaco, em vinhos que passaram por carvalho. Carmenère: originária de Bodeaux, mas pouco cultivada na Europa hoje em dia. A Carmenère vem se destacando no Chile, devido à boa

Matéria Sobre a Adega Particular de Otávio Mesquita

Olá, estou passando para vocês uma matéria sobre a adega particular do apresentador Otávio Mesquita, gostando ou não de sua pessoa que gosta de vinho com certeza vai ficar admirado com a coleção do apresentador, além de sua adega ser bem moderna contém grandes rótulos segue a matéria retirada da revista Vinhos Magazine de 2007. A novíssima casa do apresentador Otávio Mesquita - que ele divide agora com a esposa Melissa Wilmann - foi concebida e decorada a partir das coisas de que ele mais gosta: automobilismo, sinuca e vinho. Na parede da grande sala de pé direito duplo, ele tem nada menos que um carro de Fórmula 1. De verdade! Foi utilizado pelo italiano Giancarlo Fisichella algumas temporadas atrás. No outro ambiente da mesma sala, que tem home theater e área para descanso, há uma imensa mesa de sinuca, com um jogo de tacos impecável. E é lá que fica também a porta para outro dos principais prazeres de Mesquita: a adega. "Cheguei a ter 80 garrafas de vinhos top, entre Petrus,