Pular para o conteúdo principal

Ano novo, velhos hábitos!

Dá uma lida na notícia abaixo:


"Brasileiro consome apenas um copo de espumante por ano

Apesar do crescimento no volume consumido de espumantes no País, os brasileiros bebem apenas um copo da bebida por ano, segundo estimativa de Daniel Salton, presidente da vinícola que leva seu sobrenome. Enquanto no Brasil são consumidos 15 milhões de litros anuais, na Espanha o número atinge a marca dos 120 milhões."

Essa estimativa, que provavelmente tem lá o seu embasamento se tratando de muitas pesquisas comerciais que são feitas, só vem a dizer uma coisa...

O brasileiro padrão, que come arroz todo dia com feijão consome "espumante" apenas nas festas de final de ano, uma taça e olhe lá.

Mas vejamos pelo lado do consumidor, qual a melhor pedida, tomar uma skol gelada ou abrir uma garrafa de chuva de prata?

Digamos que os nossos espumantes acessíveis para todo o ano, são extremamente "broxantes".

Os melhores do mercado, podemos dar ao luxo de beber apenas em ocasiões muito especiais, isso os torna realmente inesquecíveis.

Bebida "Broxante"
"Não chore ao ver momentos felizes acabados...
mas sorria ao lembrar que um dia eles existiram."


Comentários

Anônimo disse…
Os paises que adotaram a cultura do vinho normalmente consideram o espumante como uma bebida para celebrar e nao uma bebida simplismente. Dentre os varios etilos de Champgane produzidos por uma casa de champagne ou um pequeno produtor, sempre tem um basico, 'Tradition" e um 'Prestige ou Millessime", um para o dia-a-dia, e o outro para momentos especiais os quais nao nescessariamente teriam que ser consumidos somente em festas de anniversario ou de fim de ano. Eu sempre crio momentos especiais para abrir uma bela garrafa de champagne, espumante, cava, frizzante, Sekt, etc.
Quanto aos habitos do brasileiro em relacao ao vinho, ainda e' muito cedo para avaliar. O que eu tenho notado: gosto por vinhos (tinto) grandes, alcoolicos e poderosos ao passo que em se tratando de um pais tropical, vinhos brancos, roses, tintos leves e refrescantes e certamente espumantes, seriam mais adequados. Finalmente o brasileiro nao consumne espumante porque muitos brasileiros nao descobiram ainda o prazer do vinho branco, que em um dia quente de verao seria muito mais prazeroso tomar um vinho aromatico, sutil, delicado, vivaz e refrescante que uma martelada na cabeza produzido por qualquer vinho tinto, gordo e viscoso. Pra terminar, voce tem razao, o preco nao ajuda e qando o preco e' bom o espumante deixa de agradar.
tim tim! e um feliz 2010!
savio

Postagens mais visitadas deste blog

Vinícola ou vitivinícola?

Na verdade os 2 termos tem significado diferente; Vinícola é o lugar onde se produz o vinho, que para ser uma vitivinícola tem que ter toda a sua produção de uvas própria, ou seja não comprar a matéria prima de terceiros. Isso traz um valor agregado muito grande ao vinho, já que sua produção fica limitada, diminuindo sua oferta, o cultivo das videiras aos olhos do dono tendem a dar um aspecto artesanal ao vinho, já que todo o processo é feito no mesmo local e as garrafas dificilmente serão encontradas espalhadas por ai em qualquer vendinha devido a produção ser em baixa escala.

Uvas: Miúdas fantásticas

Estas são as uvas viníferas mais conhecidas: Tintas Barbera: originária da Itália, muito cultivada na região do Piemonte. Aromas: frutas passificadas, cereja. Cabernet Franc: originária de Bordeaux, França, onde é usada no corte de vinhos tradicionais. É utilizada também na elaboração do vinho rosé Anjou, do vale do Loire. É ainda o principal componente dos famosos Château Cheval Blanc e Château L'Angélus, ambos da região de Sainte-Emilion. Aromas: herbáceos e vegetais, pimenta-verde, casca de batata. Cabernet Sauvignon: originária de Bordeaux, é considerada a rainha das tintas. Produz excelentes vinhos, geralmente encorpados, dotados de muita cor e bons taninos. Aromas: groselha preta, ameixa-preta e cassis, no vinho jovem; couro, caça, chocolate e azeitona, no vinho envelhecido; caixa de charuto, cedro e tabaco, em vinhos que passaram por carvalho. Carmenère: originária de Bodeaux, mas pouco cultivada na Europa hoje em dia. A Carmenère vem se destacando no Chile, devido à boa

Matéria Sobre a Adega Particular de Otávio Mesquita

Olá, estou passando para vocês uma matéria sobre a adega particular do apresentador Otávio Mesquita, gostando ou não de sua pessoa que gosta de vinho com certeza vai ficar admirado com a coleção do apresentador, além de sua adega ser bem moderna contém grandes rótulos segue a matéria retirada da revista Vinhos Magazine de 2007. A novíssima casa do apresentador Otávio Mesquita - que ele divide agora com a esposa Melissa Wilmann - foi concebida e decorada a partir das coisas de que ele mais gosta: automobilismo, sinuca e vinho. Na parede da grande sala de pé direito duplo, ele tem nada menos que um carro de Fórmula 1. De verdade! Foi utilizado pelo italiano Giancarlo Fisichella algumas temporadas atrás. No outro ambiente da mesma sala, que tem home theater e área para descanso, há uma imensa mesa de sinuca, com um jogo de tacos impecável. E é lá que fica também a porta para outro dos principais prazeres de Mesquita: a adega. "Cheguei a ter 80 garrafas de vinhos top, entre Petrus,