Pular para o conteúdo principal

Água em vinho.


Melhor ou pior são opiniões, ocasiões e méritos não discutíveis em um único post.
Então serei como em raras vezes politicamente correto, ambos tem sua vital importância e ponto.

Ao assunto que venho a postar, uma historia tão antiga, termo de comparações de melhoras que usamos eventualmente para destacar surpreendentes mudanças que presenciamos durante a vida. Sejam elas de pessoas, casas, objetos e afins.
"Você mudou da água para o vinho".

Conhecemos a expressão como vinda da bíblia graças a nossa educação Judaico cristã. Embora tenha que admitir que várias expressões, lições de moral e fatos ocorridos quase como certos foram tirados da época vivida a sua escrita.
Assim como também outra mitologia greco romana usava de suas historias heroicas com Deuses, para sempre mostrar uma visão moral sem aprofundar no tema religião, nos transpormos, por favor, a épocas passadas.

Por que seria o vinho uma transformação positiva da água?

Logo na transformação já vemos algum sentido no velho ditado, então vejamos algo não tão evidente.

Estamos em uma região desértica, berço da civilização, conseguir água não deveria ser fácil. Imaginem que hoje existem torneiras que trazem água potável de quilômetros de distância, pois é, aquela época nem os famosos aqueduto. Recordando voltem ao berço de tudo. Que qualidade então teria a água?

Atualmente milhares de brasileiros sofrem com moléstias oriundas de água não tratada, isto em 2011. Águas barrentas, com vermes, poluídas, pessoas carregando baldes por quilômetros de distância, cólera, todo esse mal de um bem sempre precioso, que sua falta todos dão imenso valor.

Pois voltemos ao passado, o vinho era um líquido purificado. O seu processo que cria o teor alcoólico mata bactérias, filtra o liquido tornando uma bebida 'segura'. Livre das doenças contraídas pela água da época.

Meu propósito não é explicar nada, apenas fazer pensar, buscar o mesmo ponto de vida para o mesmo assunto, sem desqualificar outras opiniões.

Coisas simples, cotidianas, por ora faladas sem pensar tem sempre uma grande história por trás, que passam desapercebidas, só nos cabem ao nosso tempo se houver algum lucro. O poeta e pensador moderno parafraseando o original diria "Penso logo desisto".

Comentários

Unknown disse…
Foto incrível, que remete à vontade de se beber vinho. A propósito, peguei-a emprestada para postar no meu blog. Muito obrigado ao Sabores do Vinho.
Unknown disse…
http://antonioleao.3cblog.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

Vinícola ou vitivinícola?

Na verdade os 2 termos tem significado diferente; Vinícola é o lugar onde se produz o vinho, que para ser uma vitivinícola tem que ter toda a sua produção de uvas própria, ou seja não comprar a matéria prima de terceiros. Isso traz um valor agregado muito grande ao vinho, já que sua produção fica limitada, diminuindo sua oferta, o cultivo das videiras aos olhos do dono tendem a dar um aspecto artesanal ao vinho, já que todo o processo é feito no mesmo local e as garrafas dificilmente serão encontradas espalhadas por ai em qualquer vendinha devido a produção ser em baixa escala.

Uvas: Miúdas fantásticas

Estas são as uvas viníferas mais conhecidas: Tintas Barbera: originária da Itália, muito cultivada na região do Piemonte. Aromas: frutas passificadas, cereja. Cabernet Franc: originária de Bordeaux, França, onde é usada no corte de vinhos tradicionais. É utilizada também na elaboração do vinho rosé Anjou, do vale do Loire. É ainda o principal componente dos famosos Château Cheval Blanc e Château L'Angélus, ambos da região de Sainte-Emilion. Aromas: herbáceos e vegetais, pimenta-verde, casca de batata. Cabernet Sauvignon: originária de Bordeaux, é considerada a rainha das tintas. Produz excelentes vinhos, geralmente encorpados, dotados de muita cor e bons taninos. Aromas: groselha preta, ameixa-preta e cassis, no vinho jovem; couro, caça, chocolate e azeitona, no vinho envelhecido; caixa de charuto, cedro e tabaco, em vinhos que passaram por carvalho. Carmenère: originária de Bodeaux, mas pouco cultivada na Europa hoje em dia. A Carmenère vem se destacando no Chile, devido à boa

Matéria Sobre a Adega Particular de Otávio Mesquita

Olá, estou passando para vocês uma matéria sobre a adega particular do apresentador Otávio Mesquita, gostando ou não de sua pessoa que gosta de vinho com certeza vai ficar admirado com a coleção do apresentador, além de sua adega ser bem moderna contém grandes rótulos segue a matéria retirada da revista Vinhos Magazine de 2007. A novíssima casa do apresentador Otávio Mesquita - que ele divide agora com a esposa Melissa Wilmann - foi concebida e decorada a partir das coisas de que ele mais gosta: automobilismo, sinuca e vinho. Na parede da grande sala de pé direito duplo, ele tem nada menos que um carro de Fórmula 1. De verdade! Foi utilizado pelo italiano Giancarlo Fisichella algumas temporadas atrás. No outro ambiente da mesma sala, que tem home theater e área para descanso, há uma imensa mesa de sinuca, com um jogo de tacos impecável. E é lá que fica também a porta para outro dos principais prazeres de Mesquita: a adega. "Cheguei a ter 80 garrafas de vinhos top, entre Petrus,