Pular para o conteúdo principal

Enfim, o que são vinhos naturais?


As noções de viticultura e vinicultura se confundem e às vezes conflitam, mas, na taça, não restam muitas dúvidas sobre a superioridade dos vinhos naturais. Há vinhos que podem agradar mais ou menos um conhecedor, sejam eles orgânicos ou convencionais. Mas só os vinhos industriais padronizados, adocicados e construídos artificialmente, ou de uvas supermaturadas, podem agradar que não conhece vinho. Ter consciência disto é fundamental para compreender a atitude de quem afirma que os vinhos que são ícones na Europa e no Novo Mundo, sejam eles orgânicos ou não. Para quem desconhece ou não aprecia o perfil dos vinhos franceses clássicos , por exemplo, seria inútil comparar o melhor exemplar da vinicultura orgânica francesa ao melhor exemplar de sua vinicultura convencional. Ambos pareciam ruins. Ocorre que a maioria dos vinhos naturais do mercado provêm da França, berço dos vinhos orgânicos e referência mundial em vinicultura. Portanto, ninguém melhor para atestar a superioridade dos vinhos naturais que um especialista em vinhos. É o caso de Jean-Christophe Estève, antigo comerciante de vinhos parisiense que provou 1.200 vinhos naturais para redigir um dos primeiros guias de vinhos do gênero:

"Comparados aos melhores não-orgânicos, sinto nos orgânicos uma diferença que tende a uma pureza de aromas e a uma expressão do terroir mais fortes. Isto devido ao enraizamento mais profundo da vinha, que vai buscar seus nutrientes além dos limites que se tomaram hábito".


VINHOS DA VINICULTURA CONVENCIONAl: COMO REFRIGERANTES


Salvo algumas restrições locais, vale quase tudo para vinicultura convencional. Não há regras fixas que limitem a quantidade de aditivos empregados nos vinhos. Partindo invariavelmente de uvas de agricultura convencional, em geral deficientes em vários aspectos devido à produtividade excessiva, mais de 40 produtos químicos ditos "enológicos" são usados correntemente para corrigir ou melhorar matérias-primas quase sempre defeituosas. Cabe lembrar que um vinho bom se faz no vinhedo, e não na cantina, mas para isto é necessária uma matéria-prima forte e saudável - o que nem sempre é o caso nas produções intensivas. Devido ao uso de pesticidas, a flora de leveduras selvagens do vinhedo é reduzida, exigindo o emprego sistemático de fermento enológico comercial. Nos casos extremos a colheita é mecanizada, gerando uma considerável agressão ao vinhedo.

Para regenerar as plantas após os ferimentos, aplicam-se mais defensivos. As uvas, por sua vez, têm as cascas parcialmente dilaceradas pelas colheitadeiras, iniciando a fermentação antes de chegar à cantina. Para evitar que isto ocorra, empresas mais mecanizadas usam tratores munidos de tanques se iniciam a aplicação de SO2 ao mosto ainda no vinhedo, evitando a degradação prematura das uvas. Para a vinicultura convencional, o princípio norteador são as leis de mercado. Vende mais o que é mais barato e agradável à maioria, e esta é a pricipal regra seguida. Neste sentido, a vinicultura convencional às vezes se assemelha à indústria de refrigerantes. Os vinhos tendem a ser anônimos e impessoais, todos muito parecidos. Características legítimas e autênticas dos vinhos naturais são suprimidas ou remodeladas, de forma a proporcionar à população uma bebida mais "redonda" e fácil de ser compreendida.


O que é a agricultura biológica ou orgânica?

Agricultura biológica e agricultura orgânica são sinônimos. É um método de cultivo que vê o solo como um ser vivo e cuja fertilidade se dá pelo ciclo de vida dos organismos e microorganismos da fauna que o compõe, preservada pela ausência de pesticidas. O homem ajuda neste processo pelo aporte de esterco e adubos orgânicos de compostação. As raízes da videira descem mais fundo em busca de nutrientes, seus frutos têm mais sabor, e a planta reforça suas defesas naturais contra os ataques do meio. A proteção ocorre por luta biológica. É proscrito o uso de adubos sintéticos e quaisquer defensivos químicos. A tração animal encontra um revival, e a colheita das uvas é feita manualmente para que os cachos chequem à cantina intactos.

O que é a agricultura biodinâmica?

Os fundamentos são os membros que regem a agricultura biológica, porém a escola segue os ensinamentos do filósofo Rudolf Steiner (1861-1925), pai da Antroposofia, doutrina filosófica metafísica que extende a compreensão do universo para além dos limites sensoriais. Sem adentrar muito na complexidade do tema, em termos práticos os métodos biodinâmicos complementam a agricultura orgânica sob a premissa de que cada planta tem defesas naturais contra doenças, sendo inúteis os tratamentos artificiais preventivos e curativos. Para tanto, a doutrina prescreve o estímulo aos ritmos naturais (cósmicos, lunares, biológicos, etc) através da aplicação de infusões e preparados específicos à base de elementos orgânicos ditos "dinamizantes", e segue um calendário estelar no objetivo de aproveitar as energias cósmicas. Muito antes de refletir sobre o fato de o vinho mais caro e mais famoso do mundo, o Romanée-Conti, ser proveniente de um vinhedo biodinâmico, os mais céticos costumam ater-se aos aspectos caricaturas e bizarros da biodinâmica, como o preceito de enterrar, em meio ao vinhedo, um chifre preenchido com esterco ou um úbere recheado com flores. Impossível compreender tais gestos sem considerar que a Antroposofia cultua o esoterismo ocidental como forma de livre manifestação de impulsos artísticos e poéticos definindo a realidade como ponto de convergência entre o físico e o espiritual. O significado mitológico da videira e do vinho encontram na abordagem cósmica desta escola a quintessência de sua simbologia.


O que é agricultura cósmica?

Também chamada de Cosmocultura é uma escola de cultivo natural que reúne os preceitos das agriculturas biodinâmica e biológica vislumbrando novos horizontes no resgate de "princípios ancestrais esquecidos". Para tanto vale-se de recursos da geobiologia, da radiônica, da balizagem planetária, da memória da água, etc. O Domaine Viret é um expoente em viticultura cósmica, com seu vinhedo cercado de formas piramidais energéticas e megálitos lembrando o Stonehenge e a Ilha de Páscoa. Mas o mais impressionante de tudo são seus deliciosos vinhos.


Comentários

Ju disse…
Muito bom o texto! Nota 10! Parabéns!

Postagens mais visitadas deste blog

Vinícola ou vitivinícola?

Na verdade os 2 termos tem significado diferente; Vinícola é o lugar onde se produz o vinho, que para ser uma vitivinícola tem que ter toda a sua produção de uvas própria, ou seja não comprar a matéria prima de terceiros. Isso traz um valor agregado muito grande ao vinho, já que sua produção fica limitada, diminuindo sua oferta, o cultivo das videiras aos olhos do dono tendem a dar um aspecto artesanal ao vinho, já que todo o processo é feito no mesmo local e as garrafas dificilmente serão encontradas espalhadas por ai em qualquer vendinha devido a produção ser em baixa escala.

Uvas: Miúdas fantásticas

Estas são as uvas viníferas mais conhecidas: Tintas Barbera: originária da Itália, muito cultivada na região do Piemonte. Aromas: frutas passificadas, cereja. Cabernet Franc: originária de Bordeaux, França, onde é usada no corte de vinhos tradicionais. É utilizada também na elaboração do vinho rosé Anjou, do vale do Loire. É ainda o principal componente dos famosos Château Cheval Blanc e Château L'Angélus, ambos da região de Sainte-Emilion. Aromas: herbáceos e vegetais, pimenta-verde, casca de batata. Cabernet Sauvignon: originária de Bordeaux, é considerada a rainha das tintas. Produz excelentes vinhos, geralmente encorpados, dotados de muita cor e bons taninos. Aromas: groselha preta, ameixa-preta e cassis, no vinho jovem; couro, caça, chocolate e azeitona, no vinho envelhecido; caixa de charuto, cedro e tabaco, em vinhos que passaram por carvalho. Carmenère: originária de Bodeaux, mas pouco cultivada na Europa hoje em dia. A Carmenère vem se destacando no Chile, devido à boa

Matéria Sobre a Adega Particular de Otávio Mesquita

Olá, estou passando para vocês uma matéria sobre a adega particular do apresentador Otávio Mesquita, gostando ou não de sua pessoa que gosta de vinho com certeza vai ficar admirado com a coleção do apresentador, além de sua adega ser bem moderna contém grandes rótulos segue a matéria retirada da revista Vinhos Magazine de 2007. A novíssima casa do apresentador Otávio Mesquita - que ele divide agora com a esposa Melissa Wilmann - foi concebida e decorada a partir das coisas de que ele mais gosta: automobilismo, sinuca e vinho. Na parede da grande sala de pé direito duplo, ele tem nada menos que um carro de Fórmula 1. De verdade! Foi utilizado pelo italiano Giancarlo Fisichella algumas temporadas atrás. No outro ambiente da mesma sala, que tem home theater e área para descanso, há uma imensa mesa de sinuca, com um jogo de tacos impecável. E é lá que fica também a porta para outro dos principais prazeres de Mesquita: a adega. "Cheguei a ter 80 garrafas de vinhos top, entre Petrus,