Pular para o conteúdo principal

O imperador do vinho


Na década de 60, o jovem Robert Parker descobriu o vinho na França. Hoje é o crítico mais influente do mundo.



Até mesmo quem não se interessa por vinho já ouviu falar de Robert Parker. Apontado pelo jornal The New York Times como o crítico mais influente do mundo, ele desperta paixões e ódios incontidos. Há que deteste seu sistema numérico de avaliação, que posiciona os rótulos num ranking de até 100 pontos. Há quem o acuse de promover uma padronização do gosto, de seu gosto, pois, não raro, produtores mais volúveis tentam agradar ao palato do especialista para que seus vinhos subam no ranking - as garrafas que chegam ao topo da lista de Parker valorizam-se de maneira espetacular.

Mas também é verdade que existe toda uma geração de americanos que aprendeu a gostar de vinho com ele. Esse mérito é indiscutível. Parker mudou a forma como os americanos se relacionavam com a bebida. Ao começar a escrever sobre o assunto de maneira objetiva, clara e sem afetação, o crítico enviou a seus compatriotas a seguinte mensagem:

vinho é algo maravilhoso, feito para proporcionar prazer.

Não se tratava de diletantismo, ele realmente acredita nisso. Formado em história e direito, Parker começou a se interessar por vinhos durante uma viagem à França em 1967.

Na ocasião, ele foi visitar a namorada (com quem hoje e casado), então estudante na Alsácia, França. Lá se encantou com os vinhos da região.

De volta aos Estados Unidos, trabalhou durante uma década no Farm Credit Banks de Baltimore, sua cidade natal. Paralelamente, o interesse crescente em estudar vinhos esbarrava na falta de literatura disponível, na escassez de revistas especializadas no assunto. A ideia de criar uma publicação que tratasse de vinhos de forma independente e precisa comecou a ser pensada em 1975. Três anos depois, o conceito de guia de vinhos surgiu no formato da The Baltimore-Washington Wine Advocate (hoje apenas The Wine Advocate). A primeira edição do guia foi enviada de graça a uma lista de apreciadores de vinho conseguida com distribuidores da bebida. No mesmo ano, a publicação, que surgiu como uma despretensiosa newsletter, chegou a ter 600 assinantes. Atualmente, tem mais de 50 mil assinantes espalhados por quase 40 países.

O grande salto ocorreu no início da década de 1980, quando Parker largou o emprego para se dedicar ao vinho. A escolha mostrou-se mais do que acertada, pois, quando ninguém apontava para a superioridade da safra de 1982 dos vinhos de Bordeaux, Parker a classificou como "soberba" e deixou os outros críticos comendo poeira. A partir daí, sua credibilidade e popularidade cresceram de forma astronômica.

Mesmo após o sucesso, ameaças de morte e a curiosidade causada pela celebridade, que culminou na biografia Robert Parker - O imperador do vinho (Elin McCoy, Campus, 2006), ele mantém a mesma filosofia do início: compra todas as garrafas que degusta e nunca, jamais, em hipótese alguma avalia um vinho que mandam para sua casa.

Nas páginas da revista The Wine Advocate e no site http://www.erobertparker.com/, ele abastece o leitor com notas de degustação, informações criteriosas, comentários críticos e opinião sobre as mais de 10 mil garrafas que experimenta todos os anos.

Aos 61 anos, garante que a paixão pelos tintos e brancos continua intacta. "No final do dia, ainda me delicio com uma taça de vinho", diz ele.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vinícola ou vitivinícola?

Na verdade os 2 termos tem significado diferente; Vinícola é o lugar onde se produz o vinho, que para ser uma vitivinícola tem que ter toda a sua produção de uvas própria, ou seja não comprar a matéria prima de terceiros. Isso traz um valor agregado muito grande ao vinho, já que sua produção fica limitada, diminuindo sua oferta, o cultivo das videiras aos olhos do dono tendem a dar um aspecto artesanal ao vinho, já que todo o processo é feito no mesmo local e as garrafas dificilmente serão encontradas espalhadas por ai em qualquer vendinha devido a produção ser em baixa escala.

Uvas: Miúdas fantásticas

Estas são as uvas viníferas mais conhecidas: Tintas Barbera: originária da Itália, muito cultivada na região do Piemonte. Aromas: frutas passificadas, cereja. Cabernet Franc: originária de Bordeaux, França, onde é usada no corte de vinhos tradicionais. É utilizada também na elaboração do vinho rosé Anjou, do vale do Loire. É ainda o principal componente dos famosos Château Cheval Blanc e Château L'Angélus, ambos da região de Sainte-Emilion. Aromas: herbáceos e vegetais, pimenta-verde, casca de batata. Cabernet Sauvignon: originária de Bordeaux, é considerada a rainha das tintas. Produz excelentes vinhos, geralmente encorpados, dotados de muita cor e bons taninos. Aromas: groselha preta, ameixa-preta e cassis, no vinho jovem; couro, caça, chocolate e azeitona, no vinho envelhecido; caixa de charuto, cedro e tabaco, em vinhos que passaram por carvalho. Carmenère: originária de Bodeaux, mas pouco cultivada na Europa hoje em dia. A Carmenère vem se destacando no Chile, devido à boa

Matéria Sobre a Adega Particular de Otávio Mesquita

Olá, estou passando para vocês uma matéria sobre a adega particular do apresentador Otávio Mesquita, gostando ou não de sua pessoa que gosta de vinho com certeza vai ficar admirado com a coleção do apresentador, além de sua adega ser bem moderna contém grandes rótulos segue a matéria retirada da revista Vinhos Magazine de 2007. A novíssima casa do apresentador Otávio Mesquita - que ele divide agora com a esposa Melissa Wilmann - foi concebida e decorada a partir das coisas de que ele mais gosta: automobilismo, sinuca e vinho. Na parede da grande sala de pé direito duplo, ele tem nada menos que um carro de Fórmula 1. De verdade! Foi utilizado pelo italiano Giancarlo Fisichella algumas temporadas atrás. No outro ambiente da mesma sala, que tem home theater e área para descanso, há uma imensa mesa de sinuca, com um jogo de tacos impecável. E é lá que fica também a porta para outro dos principais prazeres de Mesquita: a adega. "Cheguei a ter 80 garrafas de vinhos top, entre Petrus,