Pular para o conteúdo principal

Pensando em enoinvestimentos


Vinhos de alta qualidade podem proporcionar uma degustação inesquecível, além de uma deliciosa e rentável forma de diversificar as aplicações financeiras.


A euforia que se sente ao usar saca-rolhas para abir a garrafa de um vinho excepcional pode ser a mesma ou, às vezes, até mais intensa do que a de deixá-la intacta - pelo menos, para os que apostam em investir em vinhos e alta qualidade para gerar renda. Prática muito comum em países da Europa, da Ásia e do Oriente Médio, investir em vinhos desponta como uma opção surpreendentemente rentável e segura.

De acordo com algumas estimativas do mercado de investimento, esse tipo de aplicação movimenta cerca de 1,2 bilhão de dólares ao ano. A Vino Invest, por exemplo, é uma empresa que, sediada em Londres, atua mundialmente representand mais de 280 clientes interessados em adquirir rótulos na expectativa de transformá-los em bons rendimentos. "Trata-se de um investimento que consegue proporcionar retorno de 20% ao ano, desde que se espere pelo menos quatro anos para revender o vinho. Além do mais, esse é um mercado mais estável e seguro do que a Bolsa de Valores", explica Paulo Martins, dono da Vino Invest.

Os vinhos mais procurados para realizar esse tipo de negociação são os franceses das regiões de Bordeaux e da Borgonha, que se valorizam mais a cada ano em que ficam guardados. Para ilustrar como os rendimentos são atraentes, uma caixa com 12 garrafas do Château Latife Rothschild, safra 1986, valia em agosto 2003 cerca de 3 mil dólares. Em agosto de 2008, a mesma caixa já estava na casa dos 12 mil dólares, um ganho de quase 300%. Tentador não?

"As garrafas francesas são uma aposta segura, pois vivem de 30 a 40 anos. Isso é uma garantia de que estão em perfeitas condições para serem consumidas em um longo espaço de tempo e também de que oferecem uma enorme flexibilidade, pois é possível investir durante 20 anos ou mais sem que o vinho perca a capacidade de crescimento financeiro", revela Martins. Sem contar que, por lei, alguns chateaux franceses têm limite de produção anual, valendo-se da máxima econômica de que, quanto menor a oferta, mais elevados são os preços. É ganho na certa.


Leilões


Os leilões são realizados frequentemente em algumas casas famosas como Stheby's, Berry Bros & Rudd e Christie's Fine Wine Auction, podendo movimentar cerca de 4 milhões de dólares em apenas algumas semanas. JossFowler, da Berry Bros. & Rudd's Fine Wine Team, comenta que os preços de vinhos finos têm aumentado nos últimos 20 anos, potencializados pelo interesse de mercados emergentes, como a Coreia do Sul e a China. "E, se o mercado for abalado - isso em caso do pior cenário -, você ainda pode beber seu investimento", sugere. Aqui, no Brasil, os leilões de vinhos são mais discretos, mas algumas casas do Rio de Janeiro e de São Paulo procuram realizá-los durante o ano, em geral como forma de reverter a renda para alguma entidade beneficente.

Apesar da alta rentabilidade, os investimentos em vinhos também sofreram queda com a atual crise financeira. "Muitos investidores perderam tanto dinheiro dinheiro que, neste momento, têm medo até de colocar o dinheiro a prazo nos bancos".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vinícola ou vitivinícola?

Na verdade os 2 termos tem significado diferente; Vinícola é o lugar onde se produz o vinho, que para ser uma vitivinícola tem que ter toda a sua produção de uvas própria, ou seja não comprar a matéria prima de terceiros. Isso traz um valor agregado muito grande ao vinho, já que sua produção fica limitada, diminuindo sua oferta, o cultivo das videiras aos olhos do dono tendem a dar um aspecto artesanal ao vinho, já que todo o processo é feito no mesmo local e as garrafas dificilmente serão encontradas espalhadas por ai em qualquer vendinha devido a produção ser em baixa escala.

Uvas: Miúdas fantásticas

Estas são as uvas viníferas mais conhecidas: Tintas Barbera: originária da Itália, muito cultivada na região do Piemonte. Aromas: frutas passificadas, cereja. Cabernet Franc: originária de Bordeaux, França, onde é usada no corte de vinhos tradicionais. É utilizada também na elaboração do vinho rosé Anjou, do vale do Loire. É ainda o principal componente dos famosos Château Cheval Blanc e Château L'Angélus, ambos da região de Sainte-Emilion. Aromas: herbáceos e vegetais, pimenta-verde, casca de batata. Cabernet Sauvignon: originária de Bordeaux, é considerada a rainha das tintas. Produz excelentes vinhos, geralmente encorpados, dotados de muita cor e bons taninos. Aromas: groselha preta, ameixa-preta e cassis, no vinho jovem; couro, caça, chocolate e azeitona, no vinho envelhecido; caixa de charuto, cedro e tabaco, em vinhos que passaram por carvalho. Carmenère: originária de Bodeaux, mas pouco cultivada na Europa hoje em dia. A Carmenère vem se destacando no Chile, devido à boa

Matéria Sobre a Adega Particular de Otávio Mesquita

Olá, estou passando para vocês uma matéria sobre a adega particular do apresentador Otávio Mesquita, gostando ou não de sua pessoa que gosta de vinho com certeza vai ficar admirado com a coleção do apresentador, além de sua adega ser bem moderna contém grandes rótulos segue a matéria retirada da revista Vinhos Magazine de 2007. A novíssima casa do apresentador Otávio Mesquita - que ele divide agora com a esposa Melissa Wilmann - foi concebida e decorada a partir das coisas de que ele mais gosta: automobilismo, sinuca e vinho. Na parede da grande sala de pé direito duplo, ele tem nada menos que um carro de Fórmula 1. De verdade! Foi utilizado pelo italiano Giancarlo Fisichella algumas temporadas atrás. No outro ambiente da mesma sala, que tem home theater e área para descanso, há uma imensa mesa de sinuca, com um jogo de tacos impecável. E é lá que fica também a porta para outro dos principais prazeres de Mesquita: a adega. "Cheguei a ter 80 garrafas de vinhos top, entre Petrus,