Pular para o conteúdo principal

Enogastronomia


Neste número apresentamos a continuação da máteria iniciada no número anterior, em que revivemos os princípios básicos da harmonização e examinamos cada um dos componentes gustativos, texturas e aromas, que influenciam numa boa harmonização e constituem os fundamentos das regras comumente utilizadas na prática enogastronomica.
Nesta parte, vamos adicionr mais alguns conceitos importantes para a escolha de um vinho.


1- ETAPAS DA HARMONIZAÇÃO


O planejamento de uma harmonização é constituído de três etapas:
1) Analisar os componentes gustativos, texturas e aromas do prato;
2)Identificar o elemento-chave, que é o que mais se destaca no prato e, ao mesmo tempo avaliar o nível de intensidade de abor do prato;
3)Escolher uma harmonização por similaridade ou contraste, com base no elemento-chave e intensidade de sabor.
Esta escolha pode ainda ser enriquecida se encontrarmos um vinho que traga mais de um elemento de combinação.
Outro fator importante é harmonizar o custo apropriado para a ocasião.
O mais difícil é quando você tem que fazer a escolha e a carta de vinhos do restaurante é muito limitada, não oferecendo nada daquilo que você imaginaria como boas alternativas. Isto é mais frequente com vinhos brancos, geralmente com menos opções. Como sua durabilidade é bem menor, faço uma recomendação especial: insista em saber a safra antes de concordar em abrir a garrafa. Muitas vezes, a safra não está indicada na carta ou já mudou. Se escolher um vinho que não tem muita saída, aumentam as chances de receber uma safra muito antiga, já oxidada ou tendo perdido o frescor.
2. Harmonizações Étnicas
É interessante notar que a cultura de diversos países e regiões converge naturalmente ao longo dos tempos para comidas típicas que combinam muito bem com os vinhos da própria região. As massas italianas regadas a molho de tomate pedem naturalmente um vinho italiano de boa acidez, como um Chianti ou Valpolicella. Assim, quando a inspiração para buscar algo inusitado estiver escassa, a solução pode estar na própria origem do prato.
3. Harmonização x modo de preparo dos alimentos
São muito frequentes as indicações de vinhos tintos para combinar com carnes vermelhas, assim como brancos para peixes. Há, no entanto, um outro aspecto muito importante a ser levado em conta na harmonização, representado pelo modo de preparo desta carne ou deste peixe, que pode mudar totalmente a escolha do vinho ideal para o prato. Há diversas formas de cocção dos alimentos, que vão produzir sabores diferentes, em graus ditintos de intensidade. Um peixe cozido no vapor será muito mais suave que o mesmo peixe frito ou grelhado na churrasqueira.
Pochear e Cozer no Vapor. Esses são os modos mais suaves de preparo, preferidos para alimentos mais delicados e que necessitam preservar cor, sabores sutis, frescor, texturas, umidade e sucos naturais. Exemplos: hortaliças, peixe, frutos do mar, frango, ovos, etc. Os chineses são mestres nesta técnica.
Pela suavidade, os vinhos mais adequados serão leves, frequentemente brancos. Entre os tintos, vamos buscar os menos taninosos. O caldo utilizado para pochear é também importante. Assim, as suaves vieiras pocheadas em água serão agredidas por um Sauvignon Blanc da Nova Zelândia, com sua acidez pungente e fortes sabores herbáceos e frutados. Por outro lado, se o caldo for ao estilo thai, com gengibre, alho, limão e chili, haverá um equilíbrio na potência dos sabores do vinho e do prato.
Um clássico francês, peras pocheadas em vinho tinto são um dos raros pratos feitos com vinho tinto que pedem um branco para acompanhar, como por exemplo um Rieslng de sobremesa.
Fritar. A fritura provoca uma rápida transformação no alimento, em alta temperatura. Os efeitos variam segundo a quantidade de óleo, temperatura, tipo de gordura, azeite, banha de porco, gordura de assados, manteiga ou margarina, além do tipo de frigideira e da opção do alimento ser previamente empanado. Alguns alimentos fritos em muito óleo muitas vezes são servidos com uma rodela de limão para equilibrar a gordura, adicionando uma acidez que dificultará muito a vida de um vinho tino, pois intensifica os sabores amargos dos taninos; normalmente vão combinar melhor com um vinho banco e bom frescor ou tinto leve.
refogar e Ensopar. Pela preparação lenta, amaciam carnes duras e consideradas menos nobres, extraindo deliciosos sabores. Se o líquido de cozimento contiver vinho tinto, o prato, via de regra, deve ser acompanhado de um vinho tinto, mesmo que utilize carne branca. Se contiver vinho branco, em geral harmoniza-se com vinho tinto, a não ser que seja baseado em carne branca e ingredientes suaves. Ensopados com cervejas vão pedir um tinto de corpo leve a médio.
Os ensopados e cozidos mais encorpados combinam bem com vinhos Nebbiolo e Syrah do Rhône. Quando há muitos legumes como cebola, cenoura, batata, abóbora e tomate, que adicionam um toque adocicado, ou com carnes de aves e porco, é melhor harmonizar com vinhos menos taninosos e mais frutados, como Malbec, Rosso di Montalcino e Pinot Noir do Novo Mundo.
Grelhar. Os grelhados em geral são preparados rapidamente, em fogo alto, dourando os alimentos por fora, o que aumenta a intensidade de sabor e confere um toque defumado e caramelado, deixando o interior suculento. Quando se usa carvão, aumenta-se o sabor defumado. Pela sua maior intensidade de sabores, os grelhados naturalmente demandam vinhos mais encorpados.
Vinhos com caráter tostado ou defumado (proveniente do estágio em barricas) oferecem uma harmonização complementar por aromas. Exemplos de tintos: Syrah, Zinfandel, SAngiovese, Nebbiolo, Pinotage e Mourvèdre; brancos: Chardonnay barricado, Viúra, Marsanne e Pint Gris.
A carne mal passada vai muito bem com um tinto taninoso, tomando-se o cuidado de não exagerar no sal, que reforça o amargor dos taninos. A adição de pimenta realça o sabor de vinhos mais simples. A adição de limão ou outro componente ácido no remete imediatamente para um vinho com menos tanino e mais acidez. Já a carne bem passada traz mais componentes amargos, que vão brigar muito com os taninos; é preferível um vinho de menor corpo.
Assar. Os assados também usam calor seco para intensificar o sabor da parte mais externa, ao dourar a carne, conferindo o característico sabor de assado. Muitas vezes se adicionam ervas, que têm mais afinidade com vinhos brancos que tintos; se for um prato de sabor intenso, vale a pena procurar um vinho tinto que tenha um caráter herbáceo ou de especiarias, como Carménere, Syrah ou tempranillo.
É interessante notarr que, quando a carne assada esfria, a textura fica mais densa e o sabor se modifica, devido à gordura fria e solidificada, que cria uma incompatibilidade com os taninos do vinho. Para a carne fria, portanto, vamos buscar um vinho com menor conteúdo tânico como por exemplo um Beaujolais-Villages ou um vinho à base da uva Pinot Noir.
E então, faz sentido dizer simplesmente que um vinho combina com peixes ou com carnes vermelhas?
4-Harmonização x Estilo do vinho
Vários autores sugerem classificações para os diferentes tipos de vinho, a maioria delas com propósito didático incluindo técnicas de elaboração dos vinhos. Prefiro classificar os vinhos em 11 estilos, analisando-os do ponto de vista do consumidor e da forma de harmonização dos vinhs. Sob esta ótica, por exemplo, não adoto a definição clássica de vinho fortificado: distingo os Fortificados Secos (ex. Jerez ou Porto branco), que têm função de aperitivo, enquanto que os fortificados doces (ex. Porto Tinto) recaem no estilo de vinhos doces.
Esta forma de classificação possibilita que para cada estilo possamos ter as indicações básicas de harmonização, simplificado muito o trabalho de escolha de um vinho. Daí, é possível buscar refinamentos, com base nos conceitos acima, para intensificar o prazer da harmonizações.
Os 11 Estilos de Vinho
4 Brancos: Leves, Médios, Encorpados e Aromáticos/Semi-secos
1 Rosé
3 tintos: Leves, Médios e Encorpado
3 Especiais: Espumantes, Fortificados Secos e Doces
As harmonizações dos estilos ficam para uma próxima ocasião.
5. Conclusão sobre Enogastronomia
A graça da harmonização consiste exatamente em tentar nova combinações, que possam trazer novos prazeres à mesa. tente sair da mesmice e arriscar um pouco. Use os conceitos aqui descritos como guia, mas procure variar a solução. É bom ter em mente que nem sempre vai dar certo, mais pratique e acumule experiência.
Uma opção que muito me agrada é escolher dois vinhos diferentes para o mesmo prato e comparar os resultados. É interessante tentar explicar, à luz dos conceitos aqui desenvolvidos, porque um vinho harmonizou melhor que o outro. Se nada der certo, nada de reclamar! Sorria, separe os goles de vinho da comida com copos de água e pratique o 2+2=4. Divirta-se!

Comentários

Unknown disse…
Boa tarde!
Meu nome é Paloma, e sou responsável pela divulgação do site www.turistanarede.com.br que está implementando uma sessão para o Enoturismo. Estou em busca de parceiros para a divulgação de matérias, reportagens e assuntos ligados ao tema.
Gostaria de um contato para que possa lhe por a par da nossa proposta.
Att,
Paloma Souza
(11) 3807-7333

paloma.souza@turistanarede.com.br
Lara Magalhães disse…
Olá,
gostaria de enviar um Press Release para vocês de um evento de EnoGastronomia.
Vcs podem me passar um email para este envio, por favor?

abs,
Lara Magalhães
email: imprensa@gourmetizando.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

Vinícola ou vitivinícola?

Na verdade os 2 termos tem significado diferente; Vinícola é o lugar onde se produz o vinho, que para ser uma vitivinícola tem que ter toda a sua produção de uvas própria, ou seja não comprar a matéria prima de terceiros. Isso traz um valor agregado muito grande ao vinho, já que sua produção fica limitada, diminuindo sua oferta, o cultivo das videiras aos olhos do dono tendem a dar um aspecto artesanal ao vinho, já que todo o processo é feito no mesmo local e as garrafas dificilmente serão encontradas espalhadas por ai em qualquer vendinha devido a produção ser em baixa escala.

Uvas: Miúdas fantásticas

Estas são as uvas viníferas mais conhecidas: Tintas Barbera: originária da Itália, muito cultivada na região do Piemonte. Aromas: frutas passificadas, cereja. Cabernet Franc: originária de Bordeaux, França, onde é usada no corte de vinhos tradicionais. É utilizada também na elaboração do vinho rosé Anjou, do vale do Loire. É ainda o principal componente dos famosos Château Cheval Blanc e Château L'Angélus, ambos da região de Sainte-Emilion. Aromas: herbáceos e vegetais, pimenta-verde, casca de batata. Cabernet Sauvignon: originária de Bordeaux, é considerada a rainha das tintas. Produz excelentes vinhos, geralmente encorpados, dotados de muita cor e bons taninos. Aromas: groselha preta, ameixa-preta e cassis, no vinho jovem; couro, caça, chocolate e azeitona, no vinho envelhecido; caixa de charuto, cedro e tabaco, em vinhos que passaram por carvalho. Carmenère: originária de Bodeaux, mas pouco cultivada na Europa hoje em dia. A Carmenère vem se destacando no Chile, devido à boa

Matéria Sobre a Adega Particular de Otávio Mesquita

Olá, estou passando para vocês uma matéria sobre a adega particular do apresentador Otávio Mesquita, gostando ou não de sua pessoa que gosta de vinho com certeza vai ficar admirado com a coleção do apresentador, além de sua adega ser bem moderna contém grandes rótulos segue a matéria retirada da revista Vinhos Magazine de 2007. A novíssima casa do apresentador Otávio Mesquita - que ele divide agora com a esposa Melissa Wilmann - foi concebida e decorada a partir das coisas de que ele mais gosta: automobilismo, sinuca e vinho. Na parede da grande sala de pé direito duplo, ele tem nada menos que um carro de Fórmula 1. De verdade! Foi utilizado pelo italiano Giancarlo Fisichella algumas temporadas atrás. No outro ambiente da mesma sala, que tem home theater e área para descanso, há uma imensa mesa de sinuca, com um jogo de tacos impecável. E é lá que fica também a porta para outro dos principais prazeres de Mesquita: a adega. "Cheguei a ter 80 garrafas de vinhos top, entre Petrus,